Home Futebol Botafogo encerra jejum de 13 anos dos times brasileiros contra europeus no Mundial de Clubes

Botafogo encerra jejum de 13 anos dos times brasileiros contra europeus no Mundial de Clubes

Glorioso findou um tabu que perdurava desde 2012, quando o Corinthians despachou o Chelsea; outros representantes nacionais ‘ficaram no quase’

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Botafogo encerra jejum de 13 anos dos times brasileiros contra europeus no Mundial de Clubes

Jogadores do Botafogo celebram vitória sobre o PSG (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

De forma heroica e incisiva, o Botafogo superou o PSG na noite desta quinta-feira (19), pela 2ª rodada do Mundial de Clubes, por 1 a 0, e se isolou na liderança do Grupo B. O feito do alvinegro diante do atual campeão da Champions League quebra um incômodo jejum de representantes nacionais contra europeus que era vigente desde o título do Corinthians, conquistado há 13 anos, quando Paolo Guerrero garantiu o título para os alvinegros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste recorte de tabu no Mundial, haviam sido disputados seis jogos entre europeus contra equipes nacionais, incluindo os jogos da atual edição, com duas vitórias e quatro empates. Contudo, duas destas igualdades tiveram as equipes do Velho Continente levando na prorrogação e ficando com o título. Um pouco antes do Glorioso, o Inter Miami foi responsável por quebrar um jejum dos estrangeiros que já perdurava 33 jogos (28 derrotas e cinco empates) no torneio.

Ficaram no ‘quase’

Antes do Glorioso, equipes como Flamengo e Palmeiras chegaram a ‘bater na trave’ no pleito por triunfos contra times da Europa, ambos em decisões. O rubro-negro perdeu para o Liverpool, em 2019, tendo sido vazado aos nove minutos da prorrogação, após empate sem gols. O Verdão, por sua vez, também sucumbiu frente ao Chelsea no tempo adicional, após empate de 1 a 1 nos 90 minutos. O segundo tento dos Blues foi anotado aos 117 minutos, ou seja, faltando três minutos para o apito final.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • 2017: Real Madrid 1 x 0 Grêmio (final única)
  • 2019: Liverpool 1 x 0 Flamengo (final única – prorrogação)
  • 2021: Chelsea 2 x 1 Palmeiras (final única – prorrogação)
  • 2023: Manchester City 4 x 0 Fluminense (final única)
  • 2025: Palmeiras 0 x 0 Porto (primeira fase)
  • 2025: Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund (primeira fase)

O Botafogo vai longe no Mundial?

  • Sim
  • Não

Poll Results: 0 Votes

  • Sim – 0% (0)

  • Não – 0% (0)

    PUBLICIDADE

Botafogo precisa de qual resultado para avançar?

Com a vitória faturada após tento anotado por Igor Jesus, o Botafogo saltou aos seis pontos e lidera o Grupo B de forma isolada. Na próxima segunda (23), o alvinegro pode até perder para o Atlético de Madrid por uma diferença de três gols, que mesmo assim se classifica, independente do resultado entre PSG e Seattle Sounders, que se enfrentam no mesmo dia e horário.

PUBLICIDADE

Para sacramentar a liderança, o alvinegro necessita apenas de um empate diante dos Colchoneros, sem depender do confronto dos franceses diante dos norte-americanos. Fechando no topo da chave, o Glorioso enfrentará o segundo colocado do Grupo A, chave que tem o Palmeiras no topo e o Inter Miami como vice-líder. Os dois times se enfrentam na última rodada em confronto direto. O Porto corre por fora, mas vai precisar de uma combinação de resultados.

Better Collective