Arrascaeta, em jogo do Flamengo no Mundial (Gilvan de Souza/CRF)
Filipe Luís, antes de Flamengo x Chelsea, abordou o momento de Arrascaeta. Atravessando uma fase goleadora no clube carioca, o uruguaio vem atuando de forma constante e, em 2025, não está lidando com lesões e grandes períodos de inatividade. Mesmo que a artroscopia realizada no ano passado tenha sido um processo simples, o técnico tem uma preocupação em não exagerar nas cobranças físicas, já que eventuais dores podem surgir de maneira rápida.
Assim como o caso de Arrascaeta, Filipe Luís acompanha de perto o status de Nicolás De La Cruz. Embora o processo de transição venha progredindo nos últimos dias, a tendência é que o meio-campista não seja escalado diante do Chelsea, motivo pelo qual Jorginho tem presença garantida ao lado de Erick Pulgar.
“(Arrascaeta) é um jogador que, como a gente já sabe, veio de uma operação importante do ano passado e está talvez no melhor momento. Então, sempre temos que entender que dor articular tem que ter um cuidado especial e nós isso com ele.”, disse Filipe Luís. “O Nico voltou a treinar com o grupo, mas está há bastante tempo sem jogar, provavelmente não vai estar à disposição para jogar, e ter muitos minutos no jogo de amanhã.”, acrescentou.
Elenco à disposição nos treinos
Repleto de grandes nomes, o plantel do Flamengo reserva uma disputa acirrada pela titularidade. Além da escolha por 11 jogadores, Filipe Luís revelou que, ao longo dos treinos, sente o peso de selecionar apenas 20 atletas para manter o equilíbrio nas atividades e decidir quais decisões serão tomadas na escalação.
“É maravilhoso ter todos os jogadores a disposição, ter opções, diversas opções para mudar a estrutura, pra pensar em várias ideias diferentes, para ter mais mudanças no segundo tempo de um jogo, é muito bom. Claro que tem também a parte negativa dessa história, que são mais de 20 jogadores.”, afirmou.
“E quando você tem mais de 20 jogadores, alguns não conseguem treinar, porque a maior especificidade do futebol são 10 contra 10. E isso é o que dói no meu coração, porque a única forma que eu tenho de respeitar todos eles é treinando todos da mesma forma. Então isso acontece, mas estamos dando um jeito aí pra poder deixar todos preparados pra quem decidir começar.”, prosseguiu.
Filipe Luís mostra confiança
Após vencer o Espérance, o Flamengo vai encarar o maior desafio na fase de grupos do Mundial. Ressaltando que o nível de concorrência traz uma insatisfação natural dentro do elenco, Filipe Luís confia que os jogadores escalados para encarar o Chelsea são capazes de alcançar um resultado positivo.
“Todos estão com muito orgulho de estar aqui, com muita vontade de jogar. Quem não jogar vai ficar bravo com o treinador, já sei disso, mas esse é o espírito. Queremos e acreditamos que podemos vencer, sabendo da superioridade, muitas vezes, dos clubes europeus. Mas, como eu falei, é um jogo, tudo pode acontecer. E sem modificar, acreditamos que vamos ter chances.”, externou.

