Home Automobilismo Fórmula 1 hoje: Norris resiste à pressão de Piastri e vence GP da Áustria; Bortoleto pontua

Fórmula 1 hoje: Norris resiste à pressão de Piastri e vence GP da Áustria; Bortoleto pontua

Piloto britânico foi ultrapassado, mas recuperou a liderança imediatamente e reduziu a desvantagem, na luta pelo título da categoria 

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Fórmula 1 hoje: Norris resiste à pressão de Piastri e vence GP da Áustria; Bortoleto pontua

Norris e Piastri disputaram liderança no GP da Áustria de Fórmula 1 (foto: reprodução/F1)

Lando Norris venceu o Grande Prêmio da Áustria neste domingo (29) e se aproximou de Oscar Piastri, na luta pelo título da Fórmula 1. O piloto da McLaren foi ultrapassado na volta 11, mas recuperou imediatamente a liderança, até ser o primeiro a completar todas as voltas, no circuito Red Bull Ring. Charles Leclerc completou o pódio. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gabriel Bortoleto também foi destaque. O brasileiro terminou em 8° lugar e pontuou pela primeira vez, na principal categoria de automobilismo do mundo. Ele tentou ultrapassar Fernando Alonso nas voltas finais, mas o bicampeão mundial resistiu à pressão.

Problemas na volta de aquecimento 

O veículo de Carlos Sainz não saiu do lugar. Em comunicação via rádio, o piloto relatou que o carro travou na primeira marcha. Com isso, a direção de provas adiou a largada em 15 minutos. Sainz conseguiu acelerar e completou a volta de aquecimento. No entanto, a traseira do carro da Williams pegou fogo, o que forçou os profissionais de engenharia a trabalharem, no pit lane. 

Largada tem ultrapassagem, colisão com Verstappen e safety car 

O atual líder da Fórmula 1, Oscar Piastri, ultrapassou Charles Leclerc e assumiu o segundo lugar. Além disso, Kimi Antonelli bateu em Max Verstappen. A colisão retirou os dois pilotos da corrida e acionou o safety car. 

McLaren protagoniza luta pela liderança na Fórmula 1 

Lando Norris e Oscar Piastri se isolaram do restante do grid após o recomeço do GP da Áustria. Piastri ultrapassou o companheiro de equipe na volta 11, mas não sustentou a liderança e voltou para o segundo lugar. 

PUBLICIDADE

O pit stop obrigatório aumentou a diferença entre eles para seis segundos. Piastri reduziu para três e meio, porém Norris reagiu e administrou a vantagem até a vitória.

PUBLICIDADE

Gabriel Bortoleto pontua 

O brasileiro conquistou os primeiros pontos como piloto de Fórmula 1. O companheiro de equipe do piloto, Nico Hulkenberg, também encerrou a prova na zona de pontuação.

Veja o resultado do GP da Áustria de Fórmula 1 

  1. Lando Norris (McLaren
  1. Oscar Piastri (McLaren) 
  1. Charles Leclerc (Ferrari) 
  1. Lewis Hamilton (Ferrari) 
  1. George Russell (Mercedes) 
  1. Liam Lawson (Racing Bulls) 
  1. Fernando Alonso (Aston Martin) 
  1. Gabriel Bortoleto (Kick Sauber) 
  1. Nico Hulkenberg (Kick Sauber) 
  1. Esteban Ocon (Haas) 
  1. Oliver Bearman (Haas) 
  1. Isack Hadjar (Racing Bulls) 
  1. Pierre Gasly (Alpine) 
  1. Lance Stroll (Aston Martin) 
  1. Franco Colapinto (Alpine) 
  1. Yuki Tsunoda (Red Bull Racing) 

Nota: Alex Albon, Max Verstappen, Kimi Antonelli e Carlos Sainz não terminaram o GP da Áustria 

PUBLICIDADE
Better Collective