Home Automobilismo Fórmula 1 hoje: Tsunoda reprova direção do GP do Canadá por punição de dez posições no grid

Fórmula 1 hoje: Tsunoda reprova direção do GP do Canadá por punição de dez posições no grid

Japonês ultrapassou Oscar Piastri sob bandeira vermelha durante o treino classificatório. Ação foi reprovada pela diretoria da prova de F1 

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Fórmula 1 hoje: Tsunoda reprova direção do GP do Canadá por punição de dez posições no grid

Titular da Red Bull na Fórmula 1, o piloto Yuki Tsunoda começa o GP do Canadá em último lugar (foto: Mark Thompson/Getty Imagens)

Yuki Tsunoda não concordou com a punição de dez posições referente ao grid de largada para o Grande Prêmio do Canadá. De acordo com o documento publicado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a decisão foi aplicada porque o japonês ultrapassou Oscar Piastri, quando o treino classificatório estava sob bandeira vermelha. Com isso, o piloto vai largar a prova de Fórmula 1 (F1) na última posição. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Sinceramente a punição de dez posições no grid surgiu do nada. Eu nem esperava ser punido por isso. Não sei o que eles queriam que eu fizesse. Piastri sofreu danos enormes na última curva. Eu o vi na reta oposta, a 80 km/h, muito devagar. Ele estava espalhando detritos para todos os lados e até vi o pneu indo para o lado”, iniciou.  

“Pensei que, se eu continuasse atrás dele, o pneu sairia e iria me atingir. É preciso evitar isso. É uma situação totalmente desnecessária. No final, ele estava dirigindo para a esquerda a fim de evitar problemas com outros pilotos, o que foi um ótimo trabalho. Por isso fui para o lado direito”, acrescentou o piloto da Red Bull

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Verifiquei que não havia nenhum carro na minha frente ou atrás e eu ultrapassei a 170 km/h que é metade da velocidade que normalmente dirigimos, mas aparentemente isso não é permitido. Eles esperam que eu fique atrás esperando ser atingido. Não mereço essa penalidade porque havia detritos por todo lado. É frustrante”, finalizou. 

Fórmula 1 puniu outro piloto além de Yuki Tsunoda 

A direção do GP do Canadá também não refrescou para Isack Hadjar. O automobilista da Racing Bulls perdeu três posições por ter atrapalhado Carlos Sainz. Com isso, Hadjar inicia a prova de Fórmula 1 na 12ª posição.

PUBLICIDADE

George Russell é o pole position. O atual tetracampeão mundial, Max Verstappen, larga em segundo. O líder da atual temporada, Oscar Piastri, começa a prova em terceiro. A largada oficial do GP do Canadá está marcada para ocorrer às 15h (horário de Brasília) deste domingo (15). 

Better Collective