Abel Ferreira em ação durante jogo do Mundial de Clubes (Divulgação - Cesar Greco - Ag. Palmeiras)
Após empatar contra o Porto na estreia da Copa do Mundo de Clubes, o Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira (19), às 13h (de Brasília), para medir forças contra o Al Ahly, do Egito, pela 2ª rodada do Grupo A. Sem jogadores lesionados ou suspensos no jogo, o alviverde se resguarda para a sequência do torneio, haja vista que possui três peças penduradas: Abel Ferreira, Gustavo Gómez e Felipe Anderson.
Em seu novo formato, a competição organizada pela Fifa amplia o ‘valor do cartão’ em sentido duplo. Diferentemente do habitual cenário de três cartões representar uma suspensão automática, no novo Mundial o número cai, e logo mais, dois cartões já culminam em uma punição para o próximo jogo. Os cartões amarelos só serão zerados a partir das quartas de final.
Além deste aspecto de suspensão, os cartões também são preciosos no pleito por classificação na fase de grupos, sendo um dos critérios de desempate na disputa. O próprio Palmeiras tem sentido o efeito disso. Apesar de estar com a mesma pontuação do Al Ahly, líder da chave, o Verdão ocupa a terceira posição, justamente por ter recebido dois cartões a mais em relação aos egípcios na primeira rodada.
Palmeiras com mudanças?
Nos últimos dias de treinamentos, cogitou-se a possibilidade do técnico Abel Ferreira armar um Palmeiras com 11 iniciais diferente em relação ao empate sem gols contra o Porto, com possíveis ingressos de Paulinho e Flaco López, que tiveram boa participação no jogo passado, ambos saindo do banco de reservas.
Na última atividade antes do embate diante do Al Ahly, o time palestrino trabalhou com ativação muscular e posteriormente fez um recreativo, com a comissão técnica na sequência esboçando a formação titular, onde foram ensaiadas jogadas e movimentações, mas boa parte disso sendo realizado sem a presença dos jornalistas.
Oito jogadores do elenco estiveram no duelo de 2022
O duelo desta quinta (19) entre brasileiros e egípcios será o terceiro na história. Entre os remanescentes do jogo realizado no Mundial de Clubes de 2021 (mas disputado em 2022, por conta da pandemia), oito atletas do atual grupo do Palmeiras estavam à disposição do técnico Abel Ferreira, sendo que cinco foram titulares na vitória por 2 a 0: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Piquerez e Raphael Veiga, autor de um dos tentos.
Além do quinteto, Marcelo Lomba, Mayke e Murilo figuraram como opções no banco de reservas durante o jogo, mas não foram acionados por Abel Ferreira. O Verdão foi a campo com: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Danilo e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Depois do triunfo sobre o Al Ahly, o Verdão viu o título ‘ficar no quase’, após revés para o Chelsea na prorrogação.

