O técnico Renato Gaúcho dirige o Fluminense (MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)
Assim como na vitória diante do Ulsan Hyundai na segunda rodada, o Fluminense não conseguiu jogar bem novamente no duelo com o Mamelodi Sundows hoje (25), mas garantiu a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes com um empate por 0 a 0 diante dos sul-africanos. De acordo com o técnico Renato Gaúcho, faltou concentração ao time.
Questionado em entrevista coletiva pós jogo no Hard Rock Stadium, em Miami, sobre a incapacidade do Tricolor de atuar da mesma forma como jogou na estreia diante do Borussia Dortmund (empate por 0 a 0), o treinador foi sincero e explicou que seus comandados não tiveram o mesmo nível de foco e atenção que mostraram diante da equipe alemã.
”Concentração. Foco. Muitas vezes acontece no Brasil quando tem clássico ou jogo importantíssimo. Jogador pode dar uma relaxada quando o jogo não é tão difícil assim. De repente na cabeça de alguns jogadores ou no grupo todo fica aquilo ‘conseguimos uma bela atuação, agora o relaxamento é normal’. Aí que mora o perigo”, destacou o comandante do Fluminense.
Renato revela conversa com jogadores para evitar relaxamento
”Conversei bastante com o grupo. Se tivéssemos perdido aquele jogo, não jogaríamos pelo empate hoje. Procuro passar minha experiência, mas quem entra em campo são eles. Jogador sabe que diante de um europeu a concentração é outra, mas quando pega um time teoricamente mais fraco tem aquele relaxamento na cabeça deles. E aí as coisas acontecem ao contrário”, completou o treinador.
Quem vai ser o adversário do Fluminense nas oitavas do Mundial?
Com a igualdade diante do Mamelodi, o time carioca terminou na segunda colocação do Grupo F do Mundial de Clubes, com cinco pontos. O Borussia Dortmund garantiu o primeiro lugar com uma vitória por 1 a 0 diante do Ulsan. Assim, o Flu tem a vaga garantida nas oitavas de final e espera seu oponente, que será o primeiro colocado do Grupo E. River Plate, Inter de Milão e Monterrey são os candidatos.
”Não tem preferência, já é um privilégio estarmos aqui, ter classificado para a próxima fase. Independente de quem a gente pegar, vamos trabalhar bastante para passar para a próxima fase. Não adianta ter um time de 400 ou 500 milhões. Futebol é decidido dentro de campo. É degrau a degrau, a partir de amanhã começamos a estudar com o objetivo”, disse Renato Gaúcho.

