Rizek em comentário feito para o portal ge (Reprodução - YouTube)
O jornalista André Rizek, do Grupo Globo, não poupou críticas ao técnico Diego Simeone durante repercussão no programa “Seleção Sportv” desta sexta-feira (20), sobre desempenho dos times brasileiros até o momento na Copa do Mundo de Clubes. Na visão dele, o experiente treinador, embora tenha um elenco estrelado, não vem conseguindo extrair um bom futebol dos jogadores, e o comparou com Renato Gaúcho, Abel Ferreira e Renato Paiva.
Na oportunidade, o apresentador questionou a postura da equipe espanhola diante do PSG, pela rodada inaugural do Mundial, quando perdeu por 4 a 0, opinando que os comandados de Simeone pareciam o Volta Redonda diante do atual campeão da Champions League. Ainda no raciocínio, ele mencionou a coragem que Portaluppi teve no empate do Fluminense diante do Borussia Dortmund, onde o Tricolor controlou as ações.
“Eu volto a falar do Simeone porque ele é o treinador mais bem pago do mundo, tem um elenco excelente e ele joga como se fosse o Volta Redonda contra o PSG, com todo mundo atrás do meio-campo, sem pegar na bola. Que bom que há diferentes formas de jogar futebol, não existe uma certa e uma errada. O Renato Gaúcho contra o Borussia Dortmund, por exemplo, ele dominou o jogo”, pontuou André Rizek.
Depois de ficar no ‘quase’ contra o Dortmund, o Flu volta a campo neste sábado (21), às 19h (de Brasília), diante do Ulsan HD, pela segunda rodada do Grupo F. A equipe asiática acabou caindo para o Mamelodi Sundown na estreia, e chega pressionada para o confronto frente ao Tricolor das Laranjeiras. Um triunfo deixa os cariocas próximos da vaga.
Elogios para dupla de portugueses
Além de ter destacado o desempenho e o perfil incisivo de Renato Gaúcho na estreia, Rizek fez questão de enalteceu os estilos diferenciados de Abel Ferreira, do Palmeiras, e Renato Paiva, em seus desafios pelo Mundial de Clubes. Sobre o comandante palestrino, ele pontuou que, embora alguns possam classificar como um ‘estilo feio’ de jogo, a tática, na realidade, surpreendeu o adversário.
Com relação do Glorioso, ele definiu que Paiva conseguiu conciliar a armação de um sólido esquema defensivo contra o mesmo PSG, que Simeone teve dificuldades, e ao mesmo tempo, conseguiu sair para o jogo, emplacando um ataque ‘letal’, onde Igor Jesus definiu uma histórica vitória que não era protagonizada por um time sul-americano desde 2012.
Alfinetado por André Rizek, Simeone precisa de combinação de resultados
Apesar da vitória de 3 a 1 sobre o Seattle Sounders, em confronto desta quinta (19), pela segunda rodada, o Atlético de Madrid ainda tem situação delicada para avançar ao mata-mata do Mundial de Clubes, embora ainda dependa das próprias forças. No momento, o time Colchonero é o terceiro colocado, com três pontos, e vai precisar de um triunfo expressivo contra o Botafogo na última rodada.
Para chegar às oitavas, o time de Simeone precisa vencer o Glorioso por três tentos de diferença, tirando um saldo de gols que é de -2. Há outras duas possibilidades de classificação para o time espanhol, mas ambas dependem de tropeço quase que improvável do PSG diante do Seattle. Se vencer por qualquer marcador e o time parisiense empatar, o Atlético de Madrid avança. Um empate contra o Botafogo também garante classificação, caso o PSG seja derrotado pelo time norte-americano.

