Home Futebol Torcedores do Porto protestam na chegada da delegação após eliminação para o Palmeiras no Mundial de Clubes

Torcedores do Porto protestam na chegada da delegação após eliminação para o Palmeiras no Mundial de Clubes

Dragões foram lanternas de seu grupo na competição; elenco e treinador foram criticados em manifestação de portistas

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Torcedores do Porto protestam na chegada da delegação após eliminação para o Palmeiras no Mundial de Clubes

Treinador é alvo de protesto e pode ser demitido do Porto (Foto: Divulgação/FVC do Porto)

Cotado para se classificar ao lado do Palmeiras no Grupo A da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Porto foi uma das grandes decepções da competição, não conseguindo vencer nenhuma partida e ficando na lanterna da chave, com apenas dois pontos ganhos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E a revolta da torcida portista se fez manifestar na chegada dos jogadores a Portugal. Na terça-feira (24), segundo o que reporta o jornal O Globo, uma série de protestos aconteceu no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por um grupo que chegou a cercar o ônibus no qual os jogadores dos Dragões estavam para criticar o time e a comissão técnica.

Xingamentos e revolta

Segundo a imprensa portuguesa, ‘dezenas’ de torcedores estiveram na reclamação, usando capuzes e outros acessórios para evitar qualquer tipo de reconhecimento facial. Um dos principais alvos foi o técnico Martín Anselmi, que teve sua demissão pedida pelo grupo, que também xingou alguns jogadores e o atual presidente do clube, André Villas Boas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A polícia esteve presente no local e interveio para tentar evitar uma escalada maior do protesto, atirando balas de borracha contra o grupo. Quando o ônibus com os atletas do Porto conseguiu deixar o aeroporto, alguns se arriscaram a golpes contra a lataria do veículo e ainda mais protestos e xingamentos.

Temporada sem conquistas pode derrubar técnico

Os protestos encontram eco forte na campanha feita pelo Porto na última temporada. Os Dragões foram terceiros colocados no Campeonato Português, sem conseguir fazer frente à disputa pelo título, que ficou concentrada entre o campeão Sporting e o vice Benfica. Além disso, trocou de treinador durante o ano (Vítor Bruno começou a temporada, mas foi demitido em janeiro) e foi eliminado da Europa League nos play-offs, caindo para a Roma.

Com todo este contexto, e ainda mais a queda na Copa do Mundo de Clubes, Anselmi termina a temporada pressionado e podendo ser demitido. O time portista empatou com Palmeiras e Al Ahly e foi derrotado pelo Inter Miami na disputa da competição no EUA, terminando assim na lanterna do Grupo A.

PUBLICIDADE
Better Collective