Treinador é alvo de protesto e pode ser demitido do Porto (Foto: Divulgação/FVC do Porto)
Cotado para se classificar ao lado do Palmeiras no Grupo A da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Porto foi uma das grandes decepções da competição, não conseguindo vencer nenhuma partida e ficando na lanterna da chave, com apenas dois pontos ganhos.
E a revolta da torcida portista se fez manifestar na chegada dos jogadores a Portugal. Na terça-feira (24), segundo o que reporta o jornal O Globo, uma série de protestos aconteceu no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, por um grupo que chegou a cercar o ônibus no qual os jogadores dos Dragões estavam para criticar o time e a comissão técnica.
Xingamentos e revolta
Segundo a imprensa portuguesa, ‘dezenas’ de torcedores estiveram na reclamação, usando capuzes e outros acessórios para evitar qualquer tipo de reconhecimento facial. Um dos principais alvos foi o técnico Martín Anselmi, que teve sua demissão pedida pelo grupo, que também xingou alguns jogadores e o atual presidente do clube, André Villas Boas.
A polícia esteve presente no local e interveio para tentar evitar uma escalada maior do protesto, atirando balas de borracha contra o grupo. Quando o ônibus com os atletas do Porto conseguiu deixar o aeroporto, alguns se arriscaram a golpes contra a lataria do veículo e ainda mais protestos e xingamentos.
Temporada sem conquistas pode derrubar técnico
Os protestos encontram eco forte na campanha feita pelo Porto na última temporada. Os Dragões foram terceiros colocados no Campeonato Português, sem conseguir fazer frente à disputa pelo título, que ficou concentrada entre o campeão Sporting e o vice Benfica. Além disso, trocou de treinador durante o ano (Vítor Bruno começou a temporada, mas foi demitido em janeiro) e foi eliminado da Europa League nos play-offs, caindo para a Roma.
Com todo este contexto, e ainda mais a queda na Copa do Mundo de Clubes, Anselmi termina a temporada pressionado e podendo ser demitido. O time portista empatou com Palmeiras e Al Ahly e foi derrotado pelo Inter Miami na disputa da competição no EUA, terminando assim na lanterna do Grupo A.

