Home Futebol VSR explica o ‘nada polêmico’ critério de desempate do Mundial de Clubes: “Não tem invenção”

VSR explica o ‘nada polêmico’ critério de desempate do Mundial de Clubes: “Não tem invenção”

Jornalista da TNT Sports procurou esclarecer o regulamento da Copa do Mundo de Clubes da Fifa que vem confundindo alguns torcedores

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
VSR explica o ‘nada polêmico’ critério de desempate do Mundial de Clubes: “Não tem invenção”

Logo da Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Divulgação/Fifa)

A Copa do Mundo de Clubes da Fifa vem fazendo sucesso entre os torcedores no Brasil. Ao mesmo tempo, os mesmos admitem um falta de compreensão dos critérios de desempate dentro dos grupos entre as equipes com o mesmo número de pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diferentemente dos demais torneios como a Copa do Mundo de seleções, quando o saldo de gols simples determina a equipe classificada, o Super Mundial de Clubes considera apenas os confrontos diretos entre os times empatados.

Em seu canal no YouTube, Vitor Sérgio Rodrigues, o VSR, explicou de forma didática o regulamento diferente da competição. Para o jornalista da TNT Sports, os torcedores ainda não compreenderam a razão pela qual o Botafogo poderá se classificar mesmo perdendo por dois gols de diferença para o Atlético de Madrid hoje (23) às 16h (horário de Brasília). O resultado faria as duas equipes empatarem no saldo, mas com os espanhóis marcando mais gols do que o Glorioso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na maioria das competições, este cenário indicaria a classificação do Atlético de Madrid. Porém, a Fifa estabeleceu para o novo Mundial de Clubes um critério em que, no caso de igualdade entre as equipes no grupo, apenas se leve em consideração para o desempate os confrontos diretos entre os times com a mesma soma de pontos. No Grupo D, o Flamengo tem seis pontos e confirmou com uma rodada de antecedência o primeiro lugar da chave por ter vencido Espérance e Chelsea, ambos com três pontos e que ainda podem igualar o Rubro-Negro na última rodada.

Entenda a situação do Botafogo no Mundial de Clubes

No caso do Grupo B, caso o Botafogo seja superado pelo Atlético de Madrid e o PSG confirme o favoritismo contra o Seattle Sounders no mesmo horário, as três equipes terminariam empatadas a primeira fase com seis pontos cada. Contudo, os confrontos do trio diante do time norte-americano não contariam para definir as equipes classificadas.

Como o Atleti foi goleado por 4 a 0 pelo PSG na primeira rodada, o tradicional time da Espanha precisa tirar uma diferença de gols diante de um Botafogo que tem dois de saldo. Afinal, o triunfo da equipe de Diego Simeone por 3 a 1 sobre o Seattle Sounders na segunda rodada não será contabilizado para um eventual desempate, caso os europeus levem a melhor sobre o Fogão de Renato Paiva.

PUBLICIDADE

“Não tem nada de polêmico, não tem nada de novidade, não tem nada de invenção, não tem nada de complicado”, opinou VSR, que prosseguiu: “Ao fazer um confronto direto entre os três empatados, você desconsidera o resultado desses três contra o time que foi eliminado do grupo. Então tem quatro times no grupo, três estão empatados, automaticamente um foi eliminado. O regulamento do confronto direto, quando há um empate triplo, ele faz você desconsiderar os resultados dos três contra o time que está eliminado. Essa é a lógica”.

PUBLICIDADE

VSR reforçou que o regulamento já foi aplicado na Champions

O comentarista da TNT rebateu quem chamou o regulamento de ‘invenção da Fifa’, considerando que a regra não é nenhuma novidade e que também é implementada em outros esportes e pela Uefa na fórmula anterior da Champions League.

“Por mais que muitos achem que a Fifa ‘inventou agora’ esse critério de desempate quando tem Empate Tríplice, desconsiderando os resultados contra o time eliminado do grupo, isso não tem nada de novo! Os principais campeonatos de vôlei e basquete do mundo são assim há muitos anos e as competições da UEFA também! A Champions, quando tinha fase de grupos, era decidida dessa mesma forma quando havia um Tríplice Empate!”, escreveu Vitor Sérgio Rodrigues, na rede social X.

Better Collective