CBF informa confirmação do impedimento semiautomático no Brasileirão em 2026
Dirigentes dos clubes das séries A e B do futebol nacional receberam sinalização nos bastidores; primeiros testes podem iniciar ainda neste ano
Brasileirão vai contar com novidade no VAR em 2026 (Fernando Torres / CBF)
Após a implementação completa do VAR, a CBF está pronta para dar outro passo importante no Brasileirão. Segundo informação do UOL Esporte, Rodrigo Cintra, chefe da comissão de arbitragem da entidade, confirmou aos times das séries A e B que, a partir de 2026, haverá aplicação do impedimento semiautomático nas partidas.
Com o martelo batido, os testes preliminares da ferramenta podem iniciar ainda em 2025. Porém, como o cenário ainda se encontra pendente, a CBF pode deixar a novidade apenas para a próxima temporada. Neste contexto, sem a operação de traçar linhas, as imagens repassadas ao público não deixariam dúvidas da legalidade dos lances. Recentemente, em São Paulo x Fluminense, o gol de Ferreirinha virou alvo de debates, algo que seria evitado através do impedimento semiautomático.
CBF vem realizando estudos
Ciente da necessidade, a CBF vem se aprofundando no assunto para que o Brasileirão conte com a mais alta tecnologia no futebol. Além disso, como o impedimento semiautomático é uma ferramenta de última geração, a entidade também se preocupa com os custos dos equipamentos. No entanto, diante da necessidade urgente, não houve dúvidas de que a novidade precisa ser aplicada em 2026.
Mais novidades?
Sucessor de Ednaldo Rodrigues, Samir Xaud está comprometido em evoluir o futebol brasileiro. Em entrevista à ESPN, o presidente da CBF afirmou que, assim como o impedimento semiautomático, o fair play financeiro, ajustes do calendário e modernização da arbitragem estão nos planos para o próximo ano.
“Bem, a prioridade inicial era organizar a casa, né? Devolver a todos os funcionários e a toda torcida o prazer de torcer novamente para a seleção brasileira.”, disse Samir Xaud, que teve o mandato oficializado em dia 25 de maio.
“A gente tem alguns objetivos que é a reestruturação ação do futebol brasileiro como calendário, como fair play financeiro, a modernização da arbitragem, com o impedimento semiautomático. Então, a gente tem muitas prioridades e, se Deus quiser, para o próximo ano, essas novidades vão estar implantadas no futebol brasileiro”,

