
Seleção Brasileira Feminina (Fotos : Lívia Villas Boas / CBF)
Em breve, no mês de julho, mais uma edição da Copa América Feminina começa. Reunindo 10 seleções na disputa, a competição tem se tornado uma das mais importantes do Futebol Feminino, principalmente para o continente sul-americano.
Com amplo domínio histórico na competição, a seleção brasileira feminina chega como favorita mais uma vez. A atual campeã desponta como principal candidata ao título mais uma vez, que pode ser o seu 9º em toda história.
A Copa América Feminina tem 9 edições realizadas, com apenas duas seleções campeãs, Brasil e Argentina. A última vez que a taça não desembarcou em nosso país, foi em 2006, quando as argentinas venceram.
Na última edição, em 2022, o Brasil venceu as donas da casa, a Colômbia, na grande final, e garantiu seu oitavo título. Em partida complicada, as brasileiras marcaram com gol de Debinha aos 39 minutos do primeiro tempo, garantindo placar de 1 a 0.
Vaga nas olimpíadas
A Copa América Feminina garante vaga ao campeão e também ao vice nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, e também garante vaga para os jogos Pan-Americanos de 2027 para terceiro, quarto e quinto colocados da competição continental.
A abertura da Copa América, este ano realizada no Equador, está marcada para o dia 12 de julho, com duelo entre Peru e Chile, com horário marcado para às 18h da tarde, no horário oficial de Brasília.
E quando o Brasil vai estrear?
A seleção brasileira feminina joga no dia seguinte, 13 de julho, contra a seleção da Venezuela, num domingo, às 20h da noite. A transmissão do duelo fica por conta do Sportv, canal de TV fechada.