Neymar em ação pelo Santos - Fotos: Raul Baretta/ Santos FC
Artilheiro do Mirassol neste Brasileirão com seis gols, Reinaldo, ex-São Paulo, falou sobre o confronto deste sábado (19) contra o Santos, pela 15ª rodada da Série A. O lateral-esquerdo admitiu que espera dificuldades no duelo de logo mais tendo em vista Neymar e a motivação do rival pelo resultado no meio de semana. Entretanto, nada que tire o sono do experiente atleta de 35 anos.
Neste Campeonato Brasileiro, a equipe do interior tem tido boas atuações e resultados positivos contra os três principais times da capital paulista. Além de vencer São Paulo e Corinthians, a equipe comandada por Rafael Guanaes empatou com o Palmeiras, no Allianz Parque.
“Vai ser duro enfrentar um Santos motivado por uma grande atuação dele (Neymar), mas temos que fazer nossa parte com personalidade. Nosso time tem jogado de igual pra igual com os grandes”, declarou Reinaldo.
Diferentemente do que muitos projetavam, o Mirassol, neste momento, está mais perto da primeira parte da tabela do que brigar pela sobrevivência na Série A. Em 11ª lugar com 18 pontos, mantém uma distância de seis para o Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Neymar motivado e em nova função
Com Neymar em campo, o Santos alcançou 60% dos pontos disputados. A presença do craque santista resultou em três vitórias (Atlético-MG, Vitória e Flamengo) e duas derrotas (Fluminense e Botafogo). Sem o meia-atacante, a porcentagem da pontuação cai para 20. Enquanto esteve lesionado, o Peixe esteve sempre perto ou dentro da zona de rebaixamento.
Aos poucos, Cléber Xavier e cia resgatam o time paulista vislumbrando objetivos maiores na competição. No meio de semana, Neymar foi decisivo no triunfo por 1 a 0 sobre o Flamengo, na Vila Belmiro. Mesmo não estando na sua melhor condição física, permaneceu em campo os 90 minutos e acabou premiado com um gol no fim.
Escalação do Santos
Hoje, com o retorno de Benjamín Rollheiser, a tendência é que o camisa 10 atue de forma mais avançada, como uma espécie de falso centroavante. A provável escalação tem Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael e Rollheiser; Barreal, Guilherme e Neymar.
Em 13ª lugar com 14 pontos, o Santos, se vencer, não dará um grande salto na tabela, mas abrirá uma distância maior do Z-4 e, com um jogo a menos, pode começar a sonhar com uma vaga na Libertadores 2026.

