Home Automobilismo Fórmula 1 hoje: Norris aproveita punição a Piastri e vence GP de Silverstone; Bortoleto abandona

Fórmula 1 hoje: Norris aproveita punição a Piastri e vence GP de Silverstone; Bortoleto abandona

Piloto assumiu a liderança da prova de F1, quando o companheiro de equipe foi obrigado a ficar dez segundos extras durante um pit stop

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Fórmula 1 hoje: Norris aproveita punição a Piastri e vence GP de Silverstone; Bortoleto abandona

Lando Norris ultrapassou Oscar Piastri e venceu mais uma prova na Fórmula 1 (foto: Joe Portlock/Getty Imagens)

Lando Norris venceu neste domingo (6) o Grande Prêmio de Silverstone. O britânico aproveitou uma punição de dez segundos aplicada a Oscar Piastri e ultrapassou o companheiro de equipe, quando o australiano pagou a pena durante um pit stop. Nico Hulkenberg conquistou o primeiro pódio como piloto de Fórmula 1 e ficou em terceiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lewis Hamilton, Lance Stroll, Max Verstappen, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Alex Albon e George Russell completam o top-10.

Resumo da prova de Fórmula 1

Vários pilotos, entre eles o brasileiro Gabriel Bortoleto, foram para os boxes e mudaram de pneus logo após concluírem a volta de aquecimento. O GP de Silverstone iniciou com a pista encharcada pela chuva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Liam Lawson abandonou na segunda volta após colidir com Esteban Ocon. A direção de provas acionou o virtual safety car. Franco Colapinto também desistiu. Bortoleto perdeu o controle durante a volta 4 e bateu no muro. O piloto da Kick Sauber também abandonou. O virtual safety car foi novamente acionado.

O GP de Silverstone teve um novo líder na volta 8, quando Oscar Piastri ultrapassou Max Verstappen. Norris também ultrapassou o holandês e assumiu a vice-liderança na volta 11.

No entanto, voltou a ficar atrás do piloto da Red Bull porque a McLaren foi mais lenta que a equipe taurina para trocar os pneus, quando Norris e Verstappen foram para os boxes ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE

O safety car foi acionado na volta 14 após Charles Leclerc errar a trajetória do circuito. Em comunicação via rádio, o piloto da Ferrari relatou que a chuva molhou tanto a viseira a ponto de ele não conseguir enxergar a pista.

PUBLICIDADE

Isack Hadjar abandonou na volta 18. O piloto da Racing Bulls colidiu. Alguns pneus do veículo saíram do lugar após a pancada. O GP de Silverstone recomeçou na volta 21. O carro de Verstappen escorregou e o holandês perdeu várias posições.

Piastri perdeu a liderança após ser punido em dez segundos pela direção de provas. O australiano freou o carro antes da relargada. A atitude confundiu Verstappen que ultrapassou o rival da McLaren, mas devolveu a posição. Norris se tornou o novo líder na volta 44 após o companheiro de equipe pagar a punição durante um pit stop.

Ex-piloto titular marca presença

Kevin Magnussen integrou o grid da principal categoria do automobilismo mundial por dez temporadas. Ele teve duas passagens, sendo a primeira delas de 2014 a 2020 e a segunda de 2022 até 2024. O dinamarquês representou McLaren, Renault e Haas.

Veja o resultado do GP de Silverstone

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
  4. Lewis Hamilton (Ferrari)
  5. Max Verstappen (Red Bull Racing)
  6. Pierre Gasly (Alpine)
  7. Lance Stroll (Aston Martin)
  8. Alex Albon (Williams)
  9. Fernando Alonso (Aston Martin)
  10. George Russell (Mercedes)
  11. Oliver Bearman (Haas)
  12. Carlos Sainz (Williams)
  13. Esteban Ocon (Haas)
  14. Charles Leclerc (Ferrari)
  15. Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)

Nota: Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Liam Lawson e Franco Colapinto não completaram o GP de Silverstone.

PUBLICIDADE
Better Collective