
Lando Norris ultrapassou Oscar Piastri e venceu mais uma prova na Fórmula 1 (foto: Joe Portlock/Getty Imagens)
Lando Norris venceu neste domingo (6) o Grande Prêmio de Silverstone. O britânico aproveitou uma punição de dez segundos aplicada a Oscar Piastri e ultrapassou o companheiro de equipe, quando o australiano pagou a pena durante um pit stop. Nico Hulkenberg conquistou o primeiro pódio como piloto de Fórmula 1 e ficou em terceiro.
Lewis Hamilton, Lance Stroll, Max Verstappen, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Alex Albon e George Russell completam o top-10.
Resumo da prova de Fórmula 1
Vários pilotos, entre eles o brasileiro Gabriel Bortoleto, foram para os boxes e mudaram de pneus logo após concluírem a volta de aquecimento. O GP de Silverstone iniciou com a pista encharcada pela chuva.
Liam Lawson abandonou na segunda volta após colidir com Esteban Ocon. A direção de provas acionou o virtual safety car. Franco Colapinto também desistiu. Bortoleto perdeu o controle durante a volta 4 e bateu no muro. O piloto da Kick Sauber também abandonou. O virtual safety car foi novamente acionado.
O GP de Silverstone teve um novo líder na volta 8, quando Oscar Piastri ultrapassou Max Verstappen. Norris também ultrapassou o holandês e assumiu a vice-liderança na volta 11.
No entanto, voltou a ficar atrás do piloto da Red Bull porque a McLaren foi mais lenta que a equipe taurina para trocar os pneus, quando Norris e Verstappen foram para os boxes ao mesmo tempo.
O safety car foi acionado na volta 14 após Charles Leclerc errar a trajetória do circuito. Em comunicação via rádio, o piloto da Ferrari relatou que a chuva molhou tanto a viseira a ponto de ele não conseguir enxergar a pista.
Isack Hadjar abandonou na volta 18. O piloto da Racing Bulls colidiu. Alguns pneus do veículo saíram do lugar após a pancada. O GP de Silverstone recomeçou na volta 21. O carro de Verstappen escorregou e o holandês perdeu várias posições.
Piastri perdeu a liderança após ser punido em dez segundos pela direção de provas. O australiano freou o carro antes da relargada. A atitude confundiu Verstappen que ultrapassou o rival da McLaren, mas devolveu a posição. Norris se tornou o novo líder na volta 44 após o companheiro de equipe pagar a punição durante um pit stop.
Ex-piloto titular marca presença
Kevin Magnussen integrou o grid da principal categoria do automobilismo mundial por dez temporadas. Ele teve duas passagens, sendo a primeira delas de 2014 a 2020 e a segunda de 2022 até 2024. O dinamarquês representou McLaren, Renault e Haas.
Veja o resultado do GP de Silverstone
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Alex Albon (Williams)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- George Russell (Mercedes)
- Oliver Bearman (Haas)
- Carlos Sainz (Williams)
- Esteban Ocon (Haas)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
Nota: Kimi Antonelli, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Liam Lawson e Franco Colapinto não completaram o GP de Silverstone.