Gustavo Martins, comemora gol do Grêmio contra o Vasco (Foto: Alexandre Durão/Grêmio FBPA)
A vitória do Grêmio sobre o Fortaleza por 2 a 1, em jogo atrasado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi melhor notícia para a torcida gremista, nesta terça-feira (29). Porém, o técnico Mano Menezes ganhou problemas para o jogo de domingo (2), contra o Fluminense, Marlon e Cristian Olivera levaram o terceiro cartão amarelo e Gustavo Martins lesionou a coxa.
O zagueiro, que vem jogando como lateral-direito, foi substituído aos 8 minutos do segundo tempo, com dor na região posterior da coxa direita. Em seu lugar entrou Camilo, volante, mas que também foi improvisado pelo lado. A alternativa pode ser utilizada novamente na próxima partida.
A lesão de Gustavo Martins
Em comunicado divulgado nas plataformas oficiais do clube, o Grêmio confirmou que o Departamento de Ciência, Saúde e Performance foi o responsável pela realização dos exames de imagem no jogador, que resultaram no diagnóstico de uma lesão muscular grau II-b no bíceps femoral da coxa direita. “O atleta já iniciou tratamento com a fisioterapia para recuperação”, afirma a publicação, que não menciona um prazo para o retorno do jogador.
Torcida se desespera com falta de opções
Gustavo Martins vinha sendo o lateral-direito mais utilizado nas escalações titulares do Grêmio nos últimos jogos. Zagueiro de origem, o jogador de 22 anos está em processo de adaptação à nova função. Agora, sua ausência aumenta a preocupação da torcida quanto a quem assumirá a posição.
Além da incerteza sobre as escolhas de Mano Menezes sem Gustavo Martins, as recorrentes lesões do atleta também geram desconfiança entre os torcedores. Alguns, inclusive, sugerem que o clube considere uma venda em caso de uma boa proposta.
As opções de Mano Menezes
Sem considerar Camilo, as opções naturais para Mano Menezes seriam João Pedro, Igor Serrote e João Lucas. O primeiro está fora desde maio, devido a uma fratura na tíbia esquerda; Igor Serrote foi vendido ao Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos; e João Lucas, que esteve no banco de reservas contra o Fortaleza, está retornando de lesão e, por isso, não foi utilizado, segundo Mano Menezes.
“Eu não coloquei (João Lucas) porque ele retornou recém da lesão que teve. Foi uma lesão muscular bem significativa. Já está treinando, a gente está dando tranquilidade para que ele possa entrar aí na frente. A gente entendeu que deveria entrar Camilo porque na ausência de ambos os ‘Joãos’ (João Pedro e João Lucas), Camilo treinou bastante como lateral”, explicou.

