Home Futebol Grêmio hoje tem mais chance de rebaixamento do que vaga na Libertadores na classificação do Brasileirão

Grêmio hoje tem mais chance de rebaixamento do que vaga na Libertadores na classificação do Brasileirão

Tricolor tem uma distância de seis tentos para o G6, mas vê Z4 ficar mais próximo com os resultados da 14ª rodada na parte posterior da tabela

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Grêmio hoje tem mais chance de rebaixamento do que vaga na Libertadores na classificação do Brasileirão

Jogadores do Grêmio no duelo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão (Créditos: Pedro Vilela/Getty Images)

Oscilando na primeira metade do Brasileirão Série A, o Grêmio vive uma ‘faca de dois gumes’ no certame entre uma corrida para colar no pelotão principal, visando vaga na Libertadores, e a fuga contra o temido rebaixamento, que já foi uma tônica da equipe na campanha do último ano. Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG, o cenário atual aponta o Imortal mais ameaçado de degola do que favorito a uma vaga no torneio continental da próxima temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Levando em consideração os resultados já registrados pelo time no certame em 2025 e o retrospecto frente aos concorrentes que os sulistas ainda vão enfrentar, o portal de estatísticas coloca o Tricolor com 13,8% de riscos de rebaixamento, sendo o nono mais ameaçado neste recorte. O lanterna Sport é o clube em situação mais delicada na Série A, com 86,5% de riscos.

Já no pleito pela Libertadores, o Grêmio detém 12,2% de chances, ficando atrás de 11 concorrentes diretos na briga por seis vagas. Na condição de momento, a equipe ocupa a 12ª posição, com 16 pontos, e não entrou em campo pela 14ª rodada, haja vista o duelo contra o Alianza Lima, válido pela Sul-Americana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Grêmio protagonizou arrancada em 2024

Na última temporada, o Tricolor dos Pampas vivenciou uma primeira metade de Brasileirão sob forte risco de descenso, tendo computado apenas 15 pontos em 19 rodadas, fechando o turno inicial na 18ª posição, e consequentemente dentro do temido Z4. Remando para um cenário oposto na metade complementar da competição, o time sulista renasceu, escapando de uma degola que parecia iminente.

No returno, foram 30 pontos faturados, o dobro no comparativo com a primeira metade, campanha esta suficiente para deixar a equipe à época comandada por Renato Gaúcho, fora do pelotão rebaixado. A distância, no entanto, foi de apenas três tentos em relação ao Athletico-PR, que abriu o grupo dos times despromovidos.

Mano Menezes rebate cobranças com ironia

Na coletiva pós-jogo do duelo contra o Alianza Lima, onde saiu derrotado pelo placar de 2 a 0, o técnico Mano Menezes retrucou os questionamentos sobre o Grêmio não estar conseguindo apresentar evolução após o tempo de intertemporada, por conta da pausa do Brasileirão, e ironizou ao afirmar que ‘não foi treinado nada’ e por este motivo a equipe não vem performado como o esperado.

PUBLICIDADE

Ainda nos comentários, o comandante disparou críticas contra a cultura do futebol brasileiro, onde há uma forte pressão para respostas imediatas, onde há a cobrança para melhores significativas em curto espaço de tempo para treinamentos.

PUBLICIDADE
Better Collective