Jogadores do Grêmio no duelo contra o Cruzeiro pelo Brasileirão (Créditos: Pedro Vilela/Getty Images)
Oscilando na primeira metade do Brasileirão Série A, o Grêmio vive uma ‘faca de dois gumes’ no certame entre uma corrida para colar no pelotão principal, visando vaga na Libertadores, e a fuga contra o temido rebaixamento, que já foi uma tônica da equipe na campanha do último ano. Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG, o cenário atual aponta o Imortal mais ameaçado de degola do que favorito a uma vaga no torneio continental da próxima temporada.
Levando em consideração os resultados já registrados pelo time no certame em 2025 e o retrospecto frente aos concorrentes que os sulistas ainda vão enfrentar, o portal de estatísticas coloca o Tricolor com 13,8% de riscos de rebaixamento, sendo o nono mais ameaçado neste recorte. O lanterna Sport é o clube em situação mais delicada na Série A, com 86,5% de riscos.
Já no pleito pela Libertadores, o Grêmio detém 12,2% de chances, ficando atrás de 11 concorrentes diretos na briga por seis vagas. Na condição de momento, a equipe ocupa a 12ª posição, com 16 pontos, e não entrou em campo pela 14ª rodada, haja vista o duelo contra o Alianza Lima, válido pela Sul-Americana.
Grêmio protagonizou arrancada em 2024
Na última temporada, o Tricolor dos Pampas vivenciou uma primeira metade de Brasileirão sob forte risco de descenso, tendo computado apenas 15 pontos em 19 rodadas, fechando o turno inicial na 18ª posição, e consequentemente dentro do temido Z4. Remando para um cenário oposto na metade complementar da competição, o time sulista renasceu, escapando de uma degola que parecia iminente.
No returno, foram 30 pontos faturados, o dobro no comparativo com a primeira metade, campanha esta suficiente para deixar a equipe à época comandada por Renato Gaúcho, fora do pelotão rebaixado. A distância, no entanto, foi de apenas três tentos em relação ao Athletico-PR, que abriu o grupo dos times despromovidos.
Mano Menezes rebate cobranças com ironia
Na coletiva pós-jogo do duelo contra o Alianza Lima, onde saiu derrotado pelo placar de 2 a 0, o técnico Mano Menezes retrucou os questionamentos sobre o Grêmio não estar conseguindo apresentar evolução após o tempo de intertemporada, por conta da pausa do Brasileirão, e ironizou ao afirmar que ‘não foi treinado nada’ e por este motivo a equipe não vem performado como o esperado.
Ainda nos comentários, o comandante disparou críticas contra a cultura do futebol brasileiro, onde há uma forte pressão para respostas imediatas, onde há a cobrança para melhores significativas em curto espaço de tempo para treinamentos.

