Home Futebol Julgamento de caso Dudu x Leila Pereira segue sem data; jogador do Atlético-MG pode pegar suspensão 

Julgamento de caso Dudu x Leila Pereira segue sem data; jogador do Atlético-MG pode pegar suspensão 

Declarações que geraram ação do STJD foram feitas quando jogador do Galo defendia o Cruzeiro; atleta também pode ser multado

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Julgamento de caso Dudu x Leila Pereira segue sem data; jogador do Atlético-MG pode pegar suspensão 

Atacante corre risco de ficar até dez jogos fora por ofensas a Leila Pereira (Foto: Pedro Souza / Atlético)

A polêmica entre Dudu e Leila Pereira não tem tido novos episódios nas últimas semanas, depois de meses de declarações polêmicas de lado a lado. E, por enquanto, não há sinal de que haja alguma novidade sobre o assunto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o GE, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda não marcou quando o caso envolvendo o atacante do Atlético-MG e a presidente do Palmeiras será apreciado. Enquanto isso, o departamento jurídico do Galo terá de esperar a definição da data para poder trabalhar a defesa do atleta evitar um ‘gancho’ pesado.

Até dez jogos de suspensão

Dudu é alvo de processo por uma série de declarações misóginas que seriam dirigidas contra a presidente do Verdão e foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que indica ‘prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, cor, idade, sexo, raça, condição de pessoa idosa ou com deficiência’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se for punido, o atacante poderá pegar suspensão que vai entre cinco ou dez jogos, e também uma multa que pode chegar a R$ 100 mil. Na denúncia feita pela Procuradoria do STJD, é ressaltado que tal infração é considerada ‘de extrema gravidade’ segundo o Regulamento Geral de Competições da CBF, para apoiar a punição.

Relembre o caso

A polêmica se deu quando Dudu ainda defendia o principal rival do Atlético-MG, o Cruzeiro. O caso vem desde meados de 2024, quando o atacante tentou sem sucesso deixar o Palmeiras para vir para a Raposa, tendo sido até anunciado, mas por conta de pressões da torcida, voltado atrás na decisão contra a vontade de Leila Pereira, que queria que o acordo da negociação fosse cumprido.

O atacante permaneceu até o fim da temporada no time paulista para depois se transferir para a equipe celeste. Pouco depois, ao comentar sobre negociações frustradas envolvendo Rony (que atualmente defende o Galo), a presidente palmeirense comparou a situação dos dois jogadores, dizendo que o então palmeirense ‘estava saindo pela porta da frente e não pela dos fundos‘, citando nominalmente seu ex-atleta.

PUBLICIDADE

Logo. Dudu fez uma série de postagens ironizando Leila, pedindo para que ‘o esquecesse’ e também dirigindo palavrões (‘VTNC’). Depois, voltou a criticar a dirigente, chegando a dizer que esta seria ‘mais falsa do que nota de 2 reais’, tais declarações motivando a mandatária do Verdão a entrar com ação, afirmando que os atos do jogador foram ‘desproporcionais’ e ‘desrespeitosos’. O que gerou também a denúncia do STJD.

PUBLICIDADE
Better Collective