Léo Ortiz comemora gol contra o Atlético-MG. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Na noite deste domingo (27), o Flamengo venceu o Atlético-MG no Maracanã por 1 a 0, na 17ª rodada do Brasileirão. O gol de Léo Ortiz foi o suficiente para decidir a partida para o Urubu diante do Galo após um jogo muito truncado.
Agora, o Flamengo assume a liderança do Brasileirão com 36 pontos, aproveitando a derrota do Cruzeiro mais cedo contra o Ceará. Por outro lado, o Atlético-MG fica em 13º lugar com seus 20 pontos, e nem volta para Belo Horizonte, já que enfrenta o Fla mais uma vez na quinta-feira (31), pela Copa do Brasil.
1º tempo: Flamengo joga melhor e se irrita com arbitragem
No primeiro tempo, um jogo de ataque contra defesa. O Flamengo liderou as ações de ataque, dominando a posse de bola e finalizando mais vezes a gol. Muitas foram as oportunidades que o Rubro-negro desperdiçou, com Éverson fazendo 3 defesas importantes.
Porém, o que roubou mesmo a cena foi a arbitragem. Em um lance de falta de Fausto Vera em Plata, o árbitro deu pênalti, mas viu no VAR que foi fora da área. Pedindo a expulsão do argentino, argumentando ser o último ano, os jogadores do Flamengo ficaram revoltados em campo. Depois ainda teve outro lance polêmico, quando uma finalização de Pedro atingiu a mão de um marcador que estava no chão. Porém, a arbitragem entendeu que a bola tocou no braço de apoio.
2º tempo: Léo Ortiz marca de cabeça e decide a partida
Na volta do intervalo, o jogo ficou muito truncado. Assim, tivemos pouquíssimas finalizações, muitas faltas e incríveis 5 cartões amarelos. No entanto, o Flamengo continuava com o domínio da posse de bola e chegou ao seu gol salvador.
Em uma jogada de bola parada, Luiz Araújo cobrou uma falta lateral com perfeição na cabeça de Léo Ortiz. Dessa forma, o zagueiro do Flamengo cabeceou forte, sem chances para Éverson, fazendo 1 a 0 para o Rubro-negro. Assim, esse foi o 10º gol de zagueiro desse time de Filipe Luís na temporada, terceiro de Léo Ortiz.
Torcedores do Flamengo revoltados com a arbitragem
Nas redes sociais, torcedores do Flamengo ficaram revoltados com a decisão de Ramon Abatti Abel não expulsar Fausto Vera. Assim, uma flamenguista escreveu: “Se a diretoria não tomar uma atitude drástica sobre esses ‘erros’ contra o nosso time, não vai adiantar nada reforçar o time se iremos sempre jogar contra a arbitragem”.
O ator e humorista Antônio Tabet, flamenguista declarado, também usou sua rede social para criticar o árbitro. “O Ramon Abatti Abel inaugurou uma nova categoria de arbitragem ruim: a do juiz vidente. Ele apita antes do lance acontecer. E, como todo vidente, invariavelmente erra. É a Mãe Diná de Araranguá”, escreveu.
Ficha técnica – Flamengo 1 x 0 Atlético-MG (Brasileirão 2025)
Data: 27 de julho de 2025 (domingo).
Horário: 20h30 (Horário de Brasília).
Local: Maracanã (Rio de Janeiro – RJ).
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC).
Cartões amarelos: Allan, Viña, Pedro, Wallace Yan (Flamengo), Fausto Vera, Éverson, Saravia e Hulk (Atlético-MG).
Gols: Léo Ortiz (Flamengo).
Escalação do Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Matías Viña; Allan e Jorginho; Plata, Bruno Henrique e Arrascaeta; Pedro. Técnico: Filipe Luís.
Escalação do Atlético-MG: Éverson; Saravia, Igor Rabello e Junior Alonso; Gabriel Menino, Alan Franco, Fausto Vera e Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk. Técnico: Cuca.

