Lateral jogou pouco e pode deixar equipe (FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)
A contratação do lateral-esquerdo Luan Cândido pode ser considerada uma decepção no Grêmio até o momento. Emprestado pelo Red Bull Bragantino no início do ano, o jogador disputou apenas 100 minutos em campo ao longo de toda a temporada.
Em 2025, Luan Cândido atuou em apenas três partidas oficiais, sendo uma pelo Campeonato Gaúcho, uma pela Copa Sul-Americana e outra pela Copa do Brasil. No Brasileirão, o jogador não atuou um minuto sequer. A baixa utilização do jogador faz com que ele deixe de ser cogitado pela torcida tricolor, que atualmente vê Marlon e Lucas Esteves como as principais opções para a lateral esquerda.
Desempenho de Luan Cândido no treinamento chama a atenção
Fora dos jogos oficiais, Luan Cândido tem sido quase esquecido pela torcida e tem tido pouca participação no noticiário gremista. No entanto, o desempenho do lateral, em um lance gravado durante um treino do Grêmio, chamou negativamente a atenção dos torcedores.
No vídeo, uma jogada de ataque é construída entre Pavón e Aravena. O argentino avança individualmente pela direita e cruza rasteiro para o chileno, que finaliza para o gol. O que mais chamou a atenção dos gremistas foi a postura de Luan Cândido na marcação, o lateral demonstrou pouca disposição para desarmar o companheiro. A falta de intensidade do atleta foi o principal ponto de crítica.
A insatisfação foi compartilhada por outros torcedores, que destacaram o momento ruim vivido por Luan Cândido. As críticas, no entanto, não se limitaram ao lateral-esquerdo. Um torcedor mencionou Amuzu e João Lucas como outros jogadores que ainda não conseguiram corresponder às expectativas desde que chegaram ao Grêmio. Segundo ele, seria necessário até mesmo abrir uma “auditoria interna” para apurar a situação. Já outro torcedor atribuiu as contratações ruins à falta de profissionalismo no departamento de futebol do clube.
Luan Cândido quase deixou o Grêmio nesta janela
Com a pouca utilização ao longo do ano, o nome de Luan Cândido sempre esteve entre os cotados para deixar o Grêmio, seja por um novo empréstimo ou em definitivo, durante esta janela de transferências. E isso quase se concretizou. Quando Caíque, do Juventude, foi reprovado nos exames médicos do Grêmio, Luan Cândido fazia parte do negócio e chegou a participar de treinamentos no CT da equipe de Caxias do Sul. No entanto, com a negociação desfeita, o lateral retornou a Porto Alegre.

