Home Mídia Esportiva e bastidores Maurício Saraiva destaca mudanças de Mano Menezes na vitória do Grêmio contra o Fortaleza: “Mesmas peças, resultado diferente”

Maurício Saraiva destaca mudanças de Mano Menezes na vitória do Grêmio contra o Fortaleza: “Mesmas peças, resultado diferente”

Comentarista da RBS destaca trocas de posições de Alysson, Riquelme e Cristian Olivera como a grande surpresa no triunfo pelo Brasileirão

Marcel Rauen
Marcel Rauen é jornalista formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) que atua na área esportiva há cerca de 15 anos. É fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente de futebol. Escreve no Torcedores desde 2015 sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva
Maurício Saraiva destaca mudanças de Mano Menezes na vitória do Grêmio contra o Fortaleza: “Mesmas peças, resultado diferente”

Jogadores de Grêmio e Fortaleza disputam bola pelo alto em jogo do Brasileirão (Matheus Amorim / Fortaleza EC)

O Grêmio colocou um fim na sequência de resultados negativos na disputa o Brasileirão ontem (29) ao derrotar o Fortaleza, por 2 a 1, em jogo atrasado válido pela 14ª rodada da competição. As mudanças no posicionamento ofensivo da equipe promovidos pelo técnico Mano Menezes foram elogiados pelo jornalista Maurício Saraiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em texto publicado no “ge.com”, o comentarista da RBS TV destacou que o time cearense ficou “pedido” na marcação do trio formado por Cristian Olivera, Alysson e Riquelme no começo da partida e quando conseguiu se equilibrar o Imortal já vencia por 2 a 0, com dois gols do dinamarquês Braithwaite, ambos de pênalti. Com o resultado o time gaúcho chegou aos 20 pontos, na 14ª colocação do Brasileirão.

“Já era esperado que o Grêmio sangraria para vencer o Fortaleza. Mano Menezes foi criativo para tentar, com as mesmas peças, resultado diferente. Trouxe Cristian Olivera para seu lado preferido, o direito. Centralizou Alysson em função inédita e levou Riquelme para a esquerda. O Fortaleza pareceu surpreendido e, nos primeiros minutos, não achou o trio em campo”, explicou Saraiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Objetivo gremista no ano

O resultado positivo aliviou a pressão do Imortal que vinha convivendo com a ameaça da zona do rebaixamento bem próxima. “Abre cinco pontos do Z-4 e logo estreará reforços. Longe de viver situação confortável, o time de Mano Menezes ganhou casas na busca do seu título de 2025, ficar na Série A”, concluiu Saraiva, que descarta classificação do time gaúcho para competições internacionais em 2025.

O próximo compromisso do Tricolor gaúcho será neste sábado, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense. A partida será disputada no estádio do Maracanã e a bola rola a partir das 21h (horário de Brasília).

Mano Menezes explica mudança tática no Grêmio

Após a vitória diante do Fortaleza, o técnico Mano Menezes destacou a mudança tática do Grêmio no setor de ataque que acabou fazendo a diferença. Os primeiros minutos da equipe, quando conseguiu abrir 2 a 0, foram o período que mais agradou ao treinador, explicando o que o comentarista Maurício Saraiva destacou em sua coluna.

PUBLICIDADE

“Estabelecemos uma ideia tática um pouquinho diferente em termos de movimentação. Colocamos Kike Olivera por fora, trouxe Alysson por dentro, para se juntar com Braithwaite, ele (Alysson) e Riquelme juntando mais, aproximando, porque estávamos sofrendo dessa falta de aproximação. Nosso atacante ficava muito isolado”, explicou.

PUBLICIDADE

“Entendia que Alysson estava ficando sempre muito no flanco e queria um jogador que viesse para dentro e se juntasse mais. A gente conseguiu fazer com dois jogadores porque Riquelme fez bem o movimento de fora para dentro. São jogadores que definem bem, Braith conseguiu ter uma parceria mais próxima e cresceu. Deixei Kike Olivera para extremo mesmo porque Carioca (Gustavo Martins) não é um lateral e não vai ao apoio. Era necessário um jogador de profundidade ali”, completou Mano.

Better Collective