Seleção brasileira feminina (Fotos : Lívia Villas Boas / CBF)
Em busca de seu nono título da Copa América Feminina, o Brasil conquistou na última terça-feira (29) a classificação para a grande final da competição em grande estilo, vencendo o Uruguai por 5 a 1 com show de Marta e Amanda Gutierres.
Com grande campanha na Copa América, as brasileiras seguem invictas após cinco jogos disputados contando a fase de grupos e também a fase de mata-mata. Até o momento, são 17 gols marcados e apenas dois gols sofridos.
Além da classificação para a grande final, o Brasil conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, que vão acontecer em 2028. A competição da CONMEBOL garante duas vagas para a Olimpíada, sendo destinadas as duas equipes finalistas.
O Brasil já garantiu sua vaga, e a grande adversária das brasileiras na final, a Colômbia, também definiu sua classificação para os jogos olímpicos com a vaga garantida.
Brasil é vice-campeão olímpico
Vale lembrar que a seleção brasileira feminina tem como campanha mais recente nas Olimpíadas uma medalha de prata, conquistada na edição de 2024, em Paris. Naquela ocasião, o Brasil só saiu derrotado para o Estados Unidos na grande final, em campanha histórica.
Sem medalhas de ouro, a Amarelinha vai em busca de sua melhor campanha da história nos jogos de Los Angeles em 2028, e terá grande oportunidade após a Copa do Mundo Feminina, que será disputada em 2027 no Brasil.
Mais informações sobre a final
A grande final da Copa América Feminina acontece no próximo sábado, 2 de agosto, e reúne Brasil e Colômbia, finalistas também da edição de 2022. O duelo está marcado para às 18h da noite, no horário de Brasília.

