Home Mídia Esportiva e bastidores Tostão aponta Inter de Milão e Manchester City como decepções do Mundial: “Guardiola repetiu erro de técnicos brasileiros”

Tostão aponta Inter de Milão e Manchester City como decepções do Mundial: “Guardiola repetiu erro de técnicos brasileiros”

O comentarista também analisou as classificações de Fluminense e Al-Hilal para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Tostão aponta Inter de Milão e Manchester City como decepções do Mundial: “Guardiola repetiu erro de técnicos brasileiros”

Tostão é colunista esportivo na Folha - Divulgação

Tostão repercutiu os confrontos das oitavas de final do Mundial de Clubes da Fifa. Em seu texto na “Folha de São Paulo”, o colunista não escondeu a sua surpresa com as eliminações de dois dos considerados favoritos ao título da competição na última segunda-feira (30): a Internazionale de Milão e o Manchester City.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Enquanto os atuais vice-campeões da Uefa Champions League levaram 2 a 0 do Fluminense, os Citizens de Pep Guardiola perderam por 4 a 3 da Al-Hilal num jogo eletrizante que foi decidido na prorrogação. “Inter e Manchester City decepcionaram. O City possui vários jogadores novos e passa por reestruturação”, escreveu Tostão.

Para o tricampeão com a seleção brasileira em 1970, um dos técnicos mais badalados do futebol mundial apelou para um expediente muito visto em competições como o Brasileirão Série A. “Guardiola repetiu o erro frequente de vários técnicos brasileiros, ao aumentar o número de atacantes, esvaziar o meio-campo e deixar muitos espaços na defesa”, avaliou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tostão justificou classificações de Fluminense e Al-Hilal no Mundial

O comentarista rechaçou a teoria de que o Flamengo teria mais chances de derrotar o Bayern de Munique se tivesse sido mais cauteloso na defesa. Ao destacar as posturas de Fluminense e Al-Hilal nas eliminações dos europeus, enxergou um bom futebol ofensivo por parte das equipes de Renato Gaúcho e Simone Inzaghi.

Fluminense e Al Hilal marcaram com oito a nove jogadores perto da área, mas, quando recuperavam a bola, conseguiam trocar passes, avançar e criar chances de gol. Realizaram duas ótimas partidas. A estratégia do Fluminense com três zagueiros funcionou muito bem”, analisou Tostão.

Quando acontecerão os jogos das quartas de final do Mundial de Clubes?

Deste modo, o ex-atacante confessou estar curioso para ver como Fluminense e Al-Hilal irão se apresentar para a decisão de amanhã (4) às 16h (horários de Brasília). “Qual será a estratégia das duas equipes? Vão marcar mais atrás para contra-atacar, como fizeram contra Inter e Manchester City, ou vão adiantar a marcação para ter o domínio da bola e do jogo?”, questionou.

PUBLICIDADE

Quem vencer enfrentará na semifinal da Copa do Mundo de Clubes o classificado entre Palmeiras e Chelsea, que também duelarão nesta sexta-feira (4), às 22h. Já no sábado (5), será a vez de PSG x Bayern de Munique às 13h, enquanto Real Madrid x Borussia Dortmund farão o último jogo das quartas às 17h.

PUBLICIDADE
Better Collective