Jogadores do Cruzeiro (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)
No último sábado (23), o Cruzeiro superou o Internacional pelo placar de 2 a 1 e chegou aos 41 pontos no Brasileirão, ampliando sua vantagem para o Bahia, 3º colocado. O resultado deixou a equipe mineira muito próxima de garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
De acordo com o site Probabilidades no Futebol da UFMG a Raposa tem quase 93% de chances de disputar a competição continental em 2026 conseguindo classificação pelo Campeonato Brasileiro. O percentual só é inferior ao do Flamengo, com mais de 99%, e do Palmeiras, com quase 99%. Já entre as equipes com mais de 50% de probabilidade de disputar a Libertadores aparecem Bahia, Mirassol e Botafogo.
Chances de vaga na Libertadores após a 21ª rodada do Brasileirão
- Flamengo – 99.75%
- Palmeiras – 98.7%
- Cruzeiro – 92.8%
- Bahia – 83.6%
- Mirassol – 60.8%
- Botafogo – 52.8%
- São Paulo – 41.4%
- Fluminense – 19%
- Red Bull Bragantino – 17.6%
- Atlético-MG – 9.5%
- Ceará – 9.5%
- Grêmio – 4.4%
- Internacional – 4%
- Corinthians – 3.6%
- Santos – 1.7%
Vasco, Juventude, Vitória, Fortaleza e Sport aparecem com menos de 1% de vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
Raposa luta pelo título?
Na terceira posição do Brasileirão, o Cruzeiro terminou a 21ª rodada com menos de 8% de chances de conquistar a taça deste ano. Isso porque apesar de estar cinco pontos atrás do líder Flamengo, a equipe mineira tem um jogo a menos que o clube rubro-negro e dois a mais que o Palmeiras, vice-líder.
Dessa forma, a Raposa segue dependendo de tropeços dos adversários para poder sonhar com o título do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, na Copa do Brasil a equipe deu um passo importante para se manter na busca pela sétima taça após vencer o Atlético-MG pelo placar de 2 a 0 na última quarta-feira (27), pelo jogo de ida das quartas de final do torneio.

