Torcida do Grêmio fez a festa em 2015 - Foto: Lucas Uebel/Divulgação
Há exatamente 10 anos, o Grêmio construia em sua Arena uma das maiores goleadas da história em clássicos ao aplicar 5×0 para cima do rival Internacional pelo primeiro turno do Brasileirão de 2015. Em jornada extremamente inspirada, Luan marcou duas vezes, enquanto Giuliano, Fernandinho e Réver, contra, fecharam o placar.
“Há exatos 10 anos, goleávamos o Internacional por 5×0 na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Num baita domingo de Dia dos Pais, Giuliano, Luan (2x), Fernandinho e Réver — contra — marcaram e garantiram a festa de todos os Tricolores. Uma tarde histórica!”, diz o Tricolor, em post celebrando o “aniversário” do confronto.
De tanta superioridade em campo, o Grêmio nem sentiu fallta do pênalti perdido por Douglas ainda no primeiro tempo daquele clássico, cuja escalação gremista teve Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Douglas (Maxi Rodriguez, 41’/2º), Giuliano e Pedro Rocha (Fernandinho, 28’/2º); Luan (Bobô, 35’/2º).
Roger Machado treinava o Grêmio
Uma grande curiosidade envolvendo aquele clássico é que, 10 anos depois, Roger Machado trocou de clube e agora é o treinador do Internacional, que foi a sua vítima pelo Grêmio naquela ocasião. O ex-lateral-esquerdo comandou o time profissional gremista de 2015 a 2016 e depois novamente no ano de 2022.
Já o Inter teve como treinador o interino Odair Hellmann, que hoje comanda o Athletico na Série B nacional. Isso porque, dias antes, a gestão do então presidente Vitorio Piffero resolveu demitir o uruguaio Diego Aguirre, semifinalista da Libertadores, em busca de um “fato novo”.
Depois da pesada goleada, o Internacional resolveu agir naquele momento e fechou a contratação do ex-zagueiro Argel, que era do Figueirense. O Colorado lutou por vaga na Libertadores do ano seguinte, mas não conseguiu. Já o Grêmio ficou entre os quatro melhores do Brasileirão de 2015.

