Mauricio celebra gol do Palmeiras em jogo Brasileirão (Créditos: Lucas Figueiredo/Getty Images)
O Brasileirão vivenciou neste último final de semana a rodada final do primeiro turno, contudo, a definição pelo título simbólico desta metade inicial do certame ainda não foi selada, com o Palmeiras tendo chances matemáticas de superar o líder Flamengo, em decorrência dos jogos pendentes, que acabaram adiados em virtude da disputa do Mundial de Clubes.
No cenário de tabela, o Verdão aparece com 36 pontos, quatro tentos a menos em relação ao rubro-negro carioca. Possuindo dois jogos pendentes (Juventude e Santos), o time de Abel Ferreira pode alcançar a marca de 42 pontos e terminar no topo da tabela. Para isso, os palestrinos não só precisam vencer as duas partidas em aberto, como também torcer para o Flamengo empatar ou perder para o Sport, em jogo que também aguarda remarcação.
A CBF tem a missão de remarcar 12 jogos que foram remanejados por conta do Mundial e também da participação de alguns times nos playoffs da Sul-Americana, entre eles os três confrontos envolvendo a dupla que figura na briga pelo topo da tabela. Responsável por aparecer entre Palmeiras e Flamengo, o Cruzeiro computa 37 tentos, mas já está com o cronograma de jogos regularizado, com 19 partidas disputadas.
Palmeiras e as chances de título
Segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG, o Verdão aparece com 29,5% de probabilidade de ficar com o Brasileirão desta temporada, mediante aos números de aproveitamento registrados até o momento. O rubro-negro surge com 47,9%, enquanto o Cruzeiro surge com 12%. O trio, inclusive, polariza o pleito pela taça, representando 89,4% de chances na somatória, enquanto o quantitativo de 10,6% é dividido pelos demais times da tabela.
Os confrontos diretos do Verdão contra a dupla concorrente ocorrem em sequência nas rodadas 29 e 30, programadas para os dias 5 e 19 de novembro, mas que ainda podem sofrer alterações, mediante ao cenário das competições copeiras que palestrinos e rubro-negros participam.
Foco agora é outro
Após superar o Ceará na rodada passada, o Palmeiras agora foca todas as atenções no confronto das oitavas de final da Libertadores. Detentor da melhor campanha na fase de grupos, o time alviverde encara o Universitario, do Peru, nesta quinta-feira (14), em jogo de ida do mata-mata. A volta ocorre na próxima semana, no Allianz Parque.
Apresentando um momento de instabilidade e de cobrança, o Verdão tenta dar a resposta e trazer um bom placar para o compromisso decisivo diante do seu torcedor. O embate ainda vale uma premiação de R$ 9,6 milhões em cotas, mais do que o dobro que o alviverde perdeu ao ser superado pelo Corinthians na Copa do Brasil na última semana.

