Abel Ferreira, treinador do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Atropelando o Universitario fora de casa, o Palmeiras não entrou pressionado nesta quinta (21). No entanto, mesmo com a ampla superioridade vista nos 90 minutos iniciais, o segundo jogo reservou uma frustração para os torcedores. Isso porque uma segunda goleada, que traria moral para a sequência do mata-mata da Libertadores, ficou pendente após o empate decepcionante por 0 a 0.
Embora a vantagem fosse confortável, Abel Ferreira não quis escalar uma equipe reserva. Neste cenário, logo de cara, Vitor Roque e Flaco López levaram perigo ao gol do Universitario, jogada que deu indícios de uma nova goleada do Palmeiras. Porém, o clube peruano não se acanhou no Allianz Parque e, com um chutaço de Concha, abriu o placar, mas o lance acabou sendo invalidado por impedimento de Churín.
Nos minutos seguintes da etapa inicial, Palmeiras e Universitario alternaram lances de ataque, algo insuficiente para o primeiro gol do confronto. Ganhando uma oportunidade valiosa de mostrar serviço, Allan, através de uma cabeçada no travessão, teve a melhor chance do time alviverde.
Palmeiras faz mudanças, mas segue em ritmo lento
Ciente do desgaste causado pela temporada, inclusive no restante da Libertadores, Abel Ferreira decidiu trocar peças no segundo tempo. Apesar das substituições, Facundo Torres, Lucas Evangelista, Khellven, Aníbal Moreno e Piquerez não conseguiram alterar o placar de 0 a 0. Sendo assim, o público no Allianz Parque acabou se decepcionando com o jogo abaixo das expectativas.
Torcedores citam investimento milionário
Contratando 11 reforços em 2025, o Palmeiras gastou cerca de R$ 633 milhões neste ano. Levando em conta a discrepância financeira atrelada ao Universitario, o sentimento de irritação foi repercutido nas redes sociais. Por conta do empate amargo, Leila Pereira, Abel Ferreira e Anderson Barros receberam fortes cobranças.
Visto como maior ameaça à atual hegemonia dos clubes brasileiros na Libertadores, o River Plate será o próximo adversário do Palmeiras. Sofrendo para eliminar o Libertad, em disputa de penalidades máximas, a equipe de Marcelo Gallardo promete vir forte na busca pela revanche, já que houve uma eliminação nas semifinais da temporada 2020.
FICHA TÉCNICA – PALMEIRAS 0 x 0 UNIVERSITARIO (LIBERTADORES)
Data: 21 de agosto de 2025 (quinta-feira)
Horário: 21h30 (Brasília)
Local: Allianz Parque (São Paulo – SP)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Juan Serrano (CHI)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Cartões amarelos: Allan e Carabalí
PALMEIRAS: : Weverton: Murilo, Micael e Gustavo Gómez; Giay (Khellven), Allan (L. Evangelista), Emiliano Martínez (A. Moreno), Maurício, e Felipe Anderson (Piquerez); Vitor Roque (F. Torres) e Flaco López.
Técnico: Abel Ferreira
UNIVERSITARIO-PER: Britos; Inga, Santamaría, Di Benedetto; Polo, Castillo, Pérez Guedes (Murrugarra), Concha (Valera), Carabalí; Vélez (Rivera) e Churín (Calcaterra).
Técnico: Jorge Fossati

