Renato Gaúcho, em coletiva de imprensa (MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)
Renato Gaúcho, após Bahia 1 x 0 Fluminense, sinalizou um resultado injusto nas quartas de final da Copa do Brasil. Embora o clube carioca tenha sido derrotado, o técnico quis destacar a condição de superioridade ao longo dos 90 minutos. Neste cenário, o ímpeto ofensivo merecia ser premiado com um triunfo na Fonte Nova.
Agora, atuando em casa, Renato Gaúcho vê margem para o Fluminense reverter a vantagem do Bahia e seguir adiante na Copa do Brasil. Caso a equipe mantenha o padrão visto nos primeiros 90 minutos, o treinador confia que o objetivo será alcançado.
“Meu time foi melhor que o Bahia. Jogou melhor e mereceu a vitória. Enfrentamos uma equipe que está entre as quatro melhores do Campeonato Brasileiro e está invicta aqui (em casa) há muito tempo. Meu time jogou aqui e fomos melhores que o Bahia. Tínhamos uma partida de 180 minutos, em que jogamos os primeiros 90 minutos na casa do adversário, e fomos melhores.”, disse Renato Gaúcho, em coletiva de imprensa.
“O que vale é bola na rede, concordo. Nós temos mais 90 minutos no Maracanã, em frente a nossa torcida, e temos todas as condições de reverter o placar. Se jogamos bem aqui, fomos melhores e tivemos as melhores oportunidades, temos mais 90 minutos para fazer o dever de casa.”, prosseguiu.
Desempenho do Fluminense
Ao contrário de Palmeiras, Flamengo e Botafogo, que também estiveram no Mundial, o Fluminense não possui um elenco repleto de opções. Por conta disso, Renato Gaúcho deixou claro que, encarando um forte desgaste pela presença em três competições, o Tricolor vem mostrando um futebol amplamente satisfatório.
“O Fluminense está muito bem e andando nas três competições. Faz parte perder o jogo. Eu sei que precisamos melhorar em alguns aspectos. Finalizações, aproveitar melhor as oportunidades, não dar tanto mole para o adversário… mas é pouco tempo para a gente treinar. Mesmo assim, enfrentamos o Bahia de igual para igual e fomos melhores que o Bahia. Não vamos achar que está tudo errado. Lá é outra história. Temos todas as condições de reverter no Maracanã.”, prosseguiu.
Renato Gaúcho analisa erros do Fluminense
Comprometido em corrigir os erros do Fluminense, Renato Gaúcho pontuou que os jogadores precisam de atenção máxima. Sendo assim, as falhas que acabam resultando nos gols do adversários, algo visto com Luciano Juba, não podem ser atreladas somente ao treinador, situação que motivou um “puxão de orelha” nos atletas.
“Eu sempre assumo minhas responsabilidades porque eu sou o comandante. Estou no dia a dia para corrigir o máximo dos jogadores para que esses erros não aconteçam. Tenho conversado com eles e mostrado no vídeo. Dificilmente os adversários têm méritos, não são todos, para fazer gol na gente. Está faltando esse foco para que a gente não tome esses gols.”, externou.
“O treinador trabalha o time dele a semana toda, ou sempre que possível no dia a dia, mesmo com jogos a cada três dias. Ele treina, corrige, fala, mostra o melhor caminho e lapida os jogadores. 20%, 25%, 30% ou 35% que seja são os jogadores dentro do campo. O treinador faz o trabalho dele e os jogadores têm responsabilidade dentro do campo. Se não for assim, como o jogador vai ter responsabilidades também? A gente vem cometendo erros e eu venho corrigindo eles. Sempre mostrando da melhor forma. A gente tem tomado alguns gols que não poderíamos ter tomado por desatenções. De um, dois ou três. O adversário não está perdoando a gente. O nosso trabalho é corrigir.”, concluiu.

