Torcida do Santos no Pacembu durante clássico contra o São Paulo em 2016. (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)
O jornalista Fábio Sormani confirmou, nesta sexta-feira (1º) que o Santos terá uma nova casa em 2026. Isso porque o clube recebeu a autorização da prefeitura de Santos para reformar a Vila Belmiro, e precisará passar um bom tempo mandando jogos em São Paulo. Assim, já haveria, inclusive, um acordo com o Pacaembu para que o Peixe o usasse como casa.
Prefeitura de Santos libera reforma da Vila Belmiro
De acordo com Sormani, a reforma da Vila Belmiro é um assunto iminente no Santos, e já deve começar em dezembro de 2025. Segundo o jornalista, a prefeitura da cidade já deu todas as autorizações para que o clube começasse a ampliação do seu estádio ainda este ano.
“Tudo indica que a Vila Belmiro vai começar a ser reformada no final deste ano. O que o Santos precisa nesse momento? Não depende mais da autorização da prefeitura de Santos, está tudo resolvido. Precisa agora é arrecadar o dinheiro, precisa levantar R$ 200 milhões para começar a reforma. E o Santos acredita que até o fim do ano vai conseguir. De que maneira? Vendendo os camarotes, cadeiras cativas, naming rights e outras propriedades”, revelou Sormani.
Ainda não há detalhes de como o Santos pensa em deixar a Vila Belmiro após a reforma, nem quantos lugares haverá no estádio. Porém, Sormani informou que aumentar a capacidade é parte crucial para que o Peixe atinja os objetivos financeiros dos próximos anos.
Santos deve jogar no Pacaembu em 2026
“E isso acontecendo, como é que vai fazer? O Santos vai jogar aonde no ano que vem? A desejo do Santos é jogar no Pacaembu. Só que tem alguns problemas. Primeiro, o Santos solicitou em abril jogar no Pacaembu. Recebeu um ofício que dizia que a CBF não autoriza jogos no Pacaembu por falta dos alvarás requiridos, e não é um só, parece que são sete”, disse Sormani.
Sobre esse problema dos alvarás, Sormani disse que entrou em contato com o consórcio Allegra Pacaembu e confirmou que já está tudo resolvido. Assim, o estádio já recebeu autorização da CBF para mandar jogos. Portanto, restaria apenas o problema do gramado, que já estaria em rota de resolução.
“Aí eu perguntei para uma pessoa do Santos o que faz com o gramado do Pacaembu, que é sintético. O Neymar tem problemas, a gente sabe muito bem, já disse que não quer jogar. Essa pessoa me responde que o Santos topa fazer a reforma do gramado, tirar o artificial e colocar o natural”, revelou Sormani.

