Jogadores do Vasco, em jogo do Brasileirão (Matheus Lima/CRVG)
Vampeta avalia que, ao longo dos últimos anos, o Vasco se tornou uma “presa” dentro do Brasileirão. Levando em conta o número de equipes superiores em relação ao Cruz-Maltino, o ex-jogador vê uma situação de vulnerabilidade atrelada à natureza. Isso porque a luta contra o rebaixamento, assim como o risco de ser caçado por outros animais, trouxe um sentimento constante de medo em São Januário.
“É uma brincadeira com um fundo de verdade. É o que eu acho da situação do Vasco, que tem a quinta maior torcida do país. Uma lebre ou um coelho, na natureza, só andam assustados e correndo. As aves de rapina querendo devorar e os predadores terrestres querendo pegar. O Vasco está virando isso. Em todo Campeonato Brasileiro é assustado e que não vai cair.”, disse Vampeta, em entrevista ao “RedCast”, no YouTube.
“Quando falam assim: ‘Vamp, o que você acha do Vasco?’. Eu digo que é uma lebre ou um coelho dentro da natureza. Quando eles saem da toca, ficam as aves de rapina de olho pra querer pegar e sendo caçada a todo momento. O Vasco está sendo caçado e não consegue respirar. A vida de um coelho (selvagem) gira em torno de dois anos, e o Vasco tem anos e anos brigando para não cair.”, acrescentou.
Margem para recuperação do Vasco
Atualmente em 17º na tabela ao somar 16 pontos, o Vasco tem o segundo turno pela frente para deixar a zona de rebaixamento. Como um salto é bastante provável, Vampeta lembrou que existe uma grande possibilidade da equipe terminar o Brasileirão com uma vaga na Sul-Americana.
“Os quatro primeiros vão para a Libertadores (direto) e podem ir até sete, oito ou nove para a Pré-Libertadores. Até o 14º tá todo mundo classificado para alguma coisa. Perdeu um pouco a competitividade. Só quem sofre são os quatro que caem […] Se o Vasco escapar e conseguir passar o Vitória ou o Grêmio, ele termina na Sul-Americana. Só não vai para a Sul-Americana o 16º e o 15º. Você pode pular para o 14º e pegar uma Sul-Americana.”, prosseguiu.
Vampeta deixa aviso sobre o Corinthians
Em situação melhor que o Vasco, o Corinthians também foi alertado por Vampeta. Reagindo às ausências de Memphis Depay e Yuri Alberto nos próximos jogos, o comentarista prevê o Timão lutando contra o rebaixamento como consequência das baixas no setor ofensivo.
“O Yuri Alberto operou e vai ficar um tempo parado. Vai começar a brigar para ficar em 13º ou 14º. Com o Yuri Alberto fora por dois meses… vai ficar o Garro sofrendo para quem dar a bola. Briga de novo para não cair sem esses dois jogadores (Yuri Alberto e Depay).”, opinou Vampeta, no “Bate-Pronto”, da Jovem Pan.

