Home Futebol Brasil é afetado pela altitude, perde para a Bolívia e torcedores não poupam Bruno Guimarães: “Deixa a desejar”

Brasil é afetado pela altitude, perde para a Bolívia e torcedores não poupam Bruno Guimarães: “Deixa a desejar”

Duelo em El Alto motivou atuação apática da seleção; volante mantido entre os titulares foi criticado após cometer penalidade máxima

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Brasil é afetado pela altitude, perde para a Bolívia e torcedores não poupam Bruno Guimarães: “Deixa a desejar”

Miguelito comemora gol em Bolívia x Brasil (Buda Mendes/Getty Images)

Encarando a temida altitude de 4.100m em El Alto, a seleção brasileira não se despediu das Eliminatórias com uma atuação positiva. Por opção de Ancelotti, nove alterações ocorreram na equipe, mas os jogadores escalados, afetados pela condição da partida, tiveram pouco impacto. Sendo assim, a Bolívia, partindo para cima desde o início, conseguiu uma vitória histórica por 1 a 0, já que o revés da Venezuela trouxe a sonhada vaga na repescagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sem levar perigo durante o primeiro tempo, o Brasil foi castigado antes da ida ao intervalo. Com auxílio do VAR, o pênalti cometido por Bruno Guimarães colocou Miguelito e Alisson frente a frente. Depois de conter os primeiros arremates do atacante, o goleiro da seleção acabou sendo desbancado na marca da cal.

Ancelotti busca alternativas no banco da seleção brasileira

Renovando o fôlego do Brasil, Ancelotti promoveu as entradas de Estêvão, Raphinha, João Pedro e Jean Lucas. Porém, assim como ocorreu na etapa inicial, os jogadores acionados não conseguiram reverter o domínio da Bolívia. Neste cenário, a primeira derrota envolvendo o ciclo do italiano à frente da seleção foi confirmada e, consequentemente, o quinto lugar na tabela das Eliminatórias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bruno Guimarães não escapa de críticas em jogo do Brasil

Praticamente garantido na Copa do Mundo, Bruno Guimarães ainda não é unanimidade entre os torcedores do Brasil. Diante do pênalti que decretou o revés da seleção, o sentimento de desconfiança atrelado ao rendimento defensivo do volante foi ressaltado.

Atuando durante os 90 minutos, Bruno Guimarães ainda correu o risco de uma expulsão. Isso porque, ao atingir Miguelito e receber o cartão amarelo, uma possível rigidez do árbitro, caso o lance tivesse sido revisado pelo VAR, poderia deixar o jogador fora da estreia do Brasil na Copa do Mundo. Presente na transmissão da Rede Globo, Roger Flores indicou que houve margem para aplicação do cartão vermelho.

“Isso aí pode ser visto pelo VAR. Obviamente, não quero que seja visto, mas se eles forem rigorosos… parece que vai passar, que bom.”, disse Roger Flores. “Aconteceu com o Casemiro, mas em lances diferentes. Na passada do Casemiro, ele deu uma pisadinha no chileno.”, lembrou Luis Roberto.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA – BRASIL 0 x 1 BOLÍVIA (ELIMINATÓRIAS DA COPA)

PUBLICIDADE

Data: 09 de setembro de 2025 (terça-feira)

Horário: 20h30 (de Brasília)

Local: Estádio Municipal de El Alto (Bolívia)

Árbitro: Cristian Garay (CHI)

PUBLICIDADE

Assistentes: Miguel Rocha (CHI) e Juan Serrano (CHI)

VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)

Gol: Miguelito (48 minutos do primeiro tempo)

Cartões amarelos: Fabrício Bruno e Bruno Guimarães

PUBLICIDADE

Bolívia: Lampe; Medina (Rocha), Haquín, Morales, e Roberto Fernández; Robson Matheus, Vaca (H. Cuéllar) e Villamil; Moisés Paniagua, Miguelito e Enzo Monteiro (Algarañaz).

Brasil: Alisson; Vitinho (Marquinhos), Alexsandro, Fabrício Bruno e Caio Henrique; Andrey Santos (J. Lucas), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Samuel Lino (Estêvão), Luiz Henrique (Raphinha) e Richarlison (João Pedro).

Better Collective