Mauro Beting comenta lance de Flamengo x Grêmio - (Foto: Reprodução / Youtube)
A arbitragem de Paulo Cesar Zanovelli da Silva repercutiu bastante durante e depois do empate em 1×1 entre Flamengo x Grêmio neste domingo, no Maracanã, pelo Brasileirão. O jornalista e comentarista da SBT, Jovem Pan e TNT Sports, Mauro Beting, por exemplo, avaliou que o árbitro errou ao marcar pênalti por toque no braço de Ayrton Lucas, que gerou o empate em gol de Tiago Volpi já na reta final.
No lance, Pavón recebe lançamento em profundidade na entrada da área pelo lado direito e tenta um cruzamento para a área. Neste momento, a bola toca no braço esquerdo do lateral do Flamengo e o árbitro assinala a penalidade.
“Eu não marcaria pênalti para o Grêmio. É infração se um jogador deliberadamente toca a bola com a mão/braço, por exemplo, movendo mão ou braço em direção à bola. Para mim, Ayrton Lucas não apenas não quer deixar a bola tocar no braço; ele ainda tenta o tirar da trajetória da bola, mas não consegue, pela velocidade e proximidade da ação”, afirmou Mauro Beting, em post no seu Instagram.
“Não é antinatural correr com o braço aberto; antinatural é correr com o braço colado ao corpo como Playmobil ou boneco de Olinda. Problema no Brasil é que em vários lances como esse são anotadas infrações que só a nossa interpretação de pelada marca falta”, ampliou.
PC de Oliveira aprova decisão em Flamengo 1×1 Grêmio
Já o ex-árbitro PC de Oliveira, que é comentarista de arbitragem no SporTV já há vários anos, a arbitragem acertou ao marcar esta penalidade. Ele não viu “naturalidade” na posição do braço do jogador rubro-negro:
“Em um primeiro momento, pareceu um toque com o braço em posição ok. A imagem lateral também, mas por trás do gol muda. Era uma jogada rápida e, para mim, eu concordo com a marcação. O ângulo de trás do gol mostra a posição do braço. A gente vê que a posição dos braços do Ayrton Lucas assume o risco e amplia o espaço do corpo. Quando ele vem com os braços abertos, ele corre o risco da bola bater no braço dele”, comentou PC.
Flamengo mantém liderança; Grêmio respira
Mesmo com o empate, o Flamengo continuou na liderança do Brasileirão agora com 47 pontos e um jogo a menos que o vice-líder, o Cruzeiro, que tem 44. Já o Grêmio pulou para o 13° lugar com 25 pontos. O campeonato agora sofre uma parada de cerca de duas semanas para a disputa programada para a Data-Fifa.

