Jogadores do Santos em duelo do Brasileirão contra o São Paulo (Raul Baretta/ Santos FC)
No último domingo (21), o Santos superou o São Paulo pelo placar de 1 a 0, chegando aos 26 pontos, assumindo a 14ª colocação no Brasileirão. Além de subir duas posições na tabela, o Peixe teve uma redução considerável nas suas chances de queda para a Série B. Conforme dados do site Probabilidades No Futebol da UFMG, o alvinegro praiano hoje tem menos de 17% de chances de queda, uma diferença de mais de 50% em relação ao percentual da 23ª rodada.
Já o Vasco, que superou o Flamengo também por 1 a 0 no fim de semana, agora tem 17% de chances de rebaixamento depois de vencer o Bahia, contra 33% da última rodada. Por outro lado, Fortaleza e Vitória aumentaram seus percentuais de queda para a Série B.
Já o Sport melhorou seu percentual, mas segue muito ameaçado pelo rebaixamento, fechando a 24ª rodada com mais de 91% de chances de disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2026.
Veja abaixo como estão as chances de rebaixamento no Brasileirão após 24 rodadas
- Sport – 91.4%
- Fortaleza – 81.4%
- Vitória – 68%
- Juventude – 59.4%
- Vasco – 17%
- Santos – 16.9%
- Atlético-MG – 15.8%
- Internacional – 15%
- Ceará – 11%
- Corinthians – 9%
- Grêmio – 8.1%
- Red Bull Bragantino – 5.3%
- Fluminense – 1.5%
São Paulo, Botafogo e Bahia fecharam a 24ª rodada com menos de 1% de chances de rebaixamento enquanto Mirassol, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo não têm chances de queda.
Cenário da próxima rodada
A 25ª rodada será disputada entre os dias 27, 28 e 29 de setembro e o Z4 terá um confronto entre Fortaleza e Sport, com as duas equipes precisando dos três pontos. O caso da equipe pernambucana é o mais complicado. Isso porque a distância para o Vasco, primeiro fora da zona de rebaixamento, é de 10 pontos. Por outro lado, o time cearense poderá sair das últimas posições na última rodada, já que na próxima quarta-feira irá enfrentar o Atlético-MG, em duelo adiado da 16ª rodada.
O Juventude, 18º colocado, terá o clássico como o Internacional enquanto o Vitória, na 17ª posição, irá visitar o Grêmio.

