Home DESTAQUE Zico aprova filosofia que pode garantir longa hegemonia do Flamengo no futebol brasileiro: “Possibilidade de conquistas aumenta”

Zico aprova filosofia que pode garantir longa hegemonia do Flamengo no futebol brasileiro: “Possibilidade de conquistas aumenta”

Projeto que teve ênfase após chegada de Jorge Jesus, segundo o Galinho, tem chances de assegurar sequência gloriosa de títulos

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Zico aprova filosofia que pode garantir longa hegemonia do Flamengo no futebol brasileiro: “Possibilidade de conquistas aumenta”

Zico, ao lado de BAP e José Boto no Maracanã (Gilvan de Souza / Flamengo)

Zico, atualmente ocupando o posto de embaixador do Flamengo, vê o Rubro-Negro no caminho certo para conquistar mais troféus e estabelecer um domínio no Brasil. Em análise envolvendo o atual ciclo, que teve início em 2019, o ex-jogador considera que a filosofia de valorizar ativos da base e buscar contratações na Europa vem mostrando uma grande eficiência. Isso porque, ao mesmo tempo em que os jovens ganham espaço, o elenco vem sendo reforçado com atletas de nível extraordinário, casos de Samuel Lino, Saúl e companhia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O Flamengo, desde 2019, tomou uma iniciativa devido aos jovens brasileiros estarem muitos valorizados na Europa. O Flamengo sempre formou muitos jogadores e aproveitou aquela leva para sair vendendo. Fez um trabalho legal e trouxe bons jogadores que estavam lá fora naquele ‘fica ou não fica’. Trouxe o Jorge Jesus, que conseguiu juntar bem esses caras.”, disse Zico, em entrevista ao canal “Radio Mais Brazil UK”, no YouTube.

“O Flamengo adotou essa filosofia de arrecadar muito com a base e contratar. Hoje, está com um plantel muito forte. Se mantiverem essa pegada, a possibilidade de conquistas aumenta muito porque tem substitutos à altura. Olha pro banco e sabe quem botar.”, prosseguiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Impacto de Jorge Jesus na evolução do Flamengo

Além das contratações de impacto do Flamengo, Zico fez questão de enaltecer o trabalho de Jorge Jesus ao longo de 2019. Com bagagem dentro do futebol europeu, o ‘Mister’ foi capaz de extrair o melhor futebol de nomes como Rafinha, Filipe Luís, Gerson, Gabigol e Bruno Henrique. Além disso, o tratamento ligado aos jovens da base também recebeu elogios do Galinho.

“O Jorge Jesus pegou Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí, Filipe Luís, Arão, Gerson, Bruno Henrique e Gabigol. Eles jogaram na Europa e não tiveram brilho, tirando o Rafinha e o Filipe Luís. O Everton Ribeiro, no Brasil, tinha sido o melhor jogador brasileiro em quatro anos. Cometeram uma injustiça grande com ele em 2014, quando não chamaram (para a Copa do Mundo). Esses caras, com o trabalho que estavam acostumados na Europa, influenciaram bastante aquele grupo. O Jorge Jesus botou muitos jovens para jogar. Vitinho, Lincoln, Léo Duarte…”, afirmou.

Carência no Flamengo? Zico sugere contratação

Em relação ao elenco de Filipe Luís, Zico avalia que o grupo está praticamente fechado. Neste cenário, como o setor defensivo possui Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo se revezando, o eterno camisa 10 do Flamengo defende um quarto componente para, de fato, completar a zaga rubro-negra, que busca o tetracampeonato na Libertadores e o título brasileiro.

PUBLICIDADE

“A dificuldade maior do Flamengo, hoje, são os dois da zaga porque está sobrecarregando. O Danilo machucou e voltou, ficou só o Léo Ortiz e o Léo Pereira. Precisava de mais uma opção. Talvez seja o único setor que está mais vulnerável. Tem três e mais um jovem que está sendo mais utilizado.”, opinou Zico, ao podcast “Conexões JBFM”, no YouTube.

PUBLICIDADE
Better Collective