Amazonas FC contrata o técnico mais velho do Brasil; veja quem é
O futebol amazonense sempre teve um nome para chamar quando as coisas não estão bem para um dos times do estado. Desde a década de 70, no Norte do país, Aderbal Lana se tornou, ao longo do tempo, não somente o salvador da pátria dos clubes daquela região, como também, de forma oficial, o técnico mais velho do país em atividade no momento. Isso porque o Amazonas FC oficializou, nesta quarta-feira, a contratação da Velha Raposa para comandar o time nas quatro últimas rodadas da Série B.
Aderbal Lana é o técnico mais velho em atividade no Brasil Photo: Aguilar Abecassis/AGIF (via AP)
Aos 78 anos, Lana foi registrado no BID da CBF nesta quinta-feira e, portanto, está apto a comandar o time já neste domingo, contra o Cuiabá. Detentor de dez títulos estaduais, Lana tem 21 equipes no currículo, dez no estado do Amazonas. No início do ano, chegou a comandar a Pantera na Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Amazonense. No entanto, acabou virando coordenador técnico.
Leia também: Botafogo tenta a contratação de zagueiro colombiano, diz site
Leia também: Corinthians atualiza situação de Hugo Souza
Velha Raposa de volta após 20 anos
Aderbal Lana chega para tentar evitar o rebaixamento do Amazonas. Neste momento, a equipe amazonense está na 19ª posição, com 32 pontos, cinco a menos que o Athletic, de Minas Gerais, primeiro clube fora da zona de rebaixamento.
Vale destacar que a última vez que Lana esteve à frente de um clube na Série B foi há 20 anos. Em 2005, comandou a Anapolina, de Goiás, na competição. Ele tem no currículo 11 títulos do Campeonato Amazonense, além de três títulos da Copa Norte, com o São Raimundo. Por conta disso, recebeu novamente a missão de um clube do estado.
Lana não pensa em aposentadoria
Em entrevista para o GE, ainda em 2023, Aderbal Lana revelou que, embora seja veterano, está antenado aos novos métodos usados no futebol. Contudo, continua seguindo a sua cartilha e não abre mão de algumas convicções futebolísticas.
“O treinador tem a obrigação de saber o que está acontecendo no campo, ele tem que ter leitura do jogo. O treinador não pode depender de palpite toda hora”, disse à época.
Lana também deixou claro que não pensa em aposentadoria. Segundo ele, só sai se for morto.
“Eu só saio daqui (apontando para o campo) se eu cair duro. No futebol, o meu objetivo é sempre querer ganhar mais um título”, disse.
Amazonas FC e Cuiabá se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Carlos Zamith, em Manaus.

