Home Futebol Ancelotti troca quase toda a Seleção para jogo com o Japão; veja quem entra!

Ancelotti troca quase toda a Seleção para jogo com o Japão; veja quem entra!

Treinador promove oito alterações, mantém apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Jr e segue testando formações para definir o elenco da Copa

Douglas Nunes
Formado em Jornalismo e com especialização em jornalismo esportivo, Douglas é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou com assessoria na Escola Zico e no Audax-RJ, além de ter sido repórter do Grupo O Dia. Está no mercado de iGaming desde 2016.
Ancelotti troca quase toda a Seleção para jogo com o Japão; veja quem entra!

Carlo Ancelotti e Bento se apresentaram à Seleção em Seul Créditos: Rafael RIbeiro/CBF

O técnico Carlo Ancelotti confirmou o time titular da Seleção Brasileira para o amistoso contra o Japão, em Tóquio. Após a goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, o treinador italiano decidiu aproveitar o último compromisso da Data Fifa para fazer observações e testar novos jogadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Júnior foram mantidos entre os titulares. O restante da equipe foi totalmente alterado durante o treino realizado nesta segunda-feira, no Ajinomoto Stadium.

O time treinou com Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Júnior e Gabriel Martinelli. São esses os jogadores que têm a missão de defender um tabu de mais de 35 anos contra o Japão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Técnico busca equilíbrio e novas opções táticas

Assim como fez nas Datas Fifa anteriores, Ancelotti também alterou o esquema tático. O técnico montou a equipe no 4-3-3, formação que vem sendo usada com frequência nos testes. O objetivo é observar a movimentação dos atletas e a adaptação de quem vem recebendo as primeiras oportunidades.

As mudanças reforçam o trio considerado “intocável” pelo treinador: Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Júnior. Esses três jogadores têm sido a base da equipe desde o início da gestão do italiano e devem estar garantidos na convocação final para a Copa do Mundo de 2026.

Bruno Guimarães, por exemplo, deve atuar em posição mais adiantada. Ele deixará a função de segundo volante e jogará ao lado de Lucas Paquetá, quase como um meia ofensivo.

PUBLICIDADE

Vini Júnior ganha novo papel no ataque

Outro ponto que chama atenção é a função de Vini Júnior. O atacante do Real Madrid será usado de forma mais centralizada, atuando mais próximo do gol, quase como um centroavante.

PUBLICIDADE

Durante os últimos amistosos, Ancelotti utilizou diferentes formações ofensivas com Rodrygo, Matheus Cunha e Estevão, mas agora quer testar Vini em uma posição mais aguda. A ideia é aproveitar sua velocidade e capacidade de finalização para aumentar o poder ofensivo do time.

Na lateral esquerda, Caio Henrique deve entrar durante o jogo. O treinador treinou com as duas opções e pretende avaliar o rendimento dos laterais em diferentes momentos da partida.

Elenco segue em avaliação até março de 2026

Carlo Ancelotti ainda não confirmou o time titular para o amistoso, o que deve acontecer apenas na preleção, horas antes da bola rolar. Mesmo assim, a tendência é que as mudanças realizadas no treino sejam mantidas.

Com a entrada de Hugo Souza, o treinador chegará a 38 jogadores utilizados desde que assumiu o comando da Seleção, de um total de 45 convocados. João Gomes e Joelinton também estão no grupo e aguardam uma oportunidade.

PUBLICIDADE

O técnico já havia adiantado que pretende usar as últimas Datas Fifa de 2025 para realizar observações. Segundo ele, a lista final para o Mundial deve ser definida em março de 2026, após os amistosos previstos para o primeiro trimestre.

Brasil encerra Data Fifa com duelo em Tóquio

Brasil e Japão se enfrentam nesta terça-feira, às 7h30 (horário de Brasília), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. O confronto encerra a sequência de amistosos deste mês.

Na última sexta-feira, a Seleção mostrou força e goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, com grande atuação coletiva. Agora, o foco de Ancelotti é manter o bom desempenho, observar novos nomes e ajustar os últimos detalhes antes da reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2026.

PUBLICIDADE
Better Collective