Troféu da Libertadores: decisão contintental pode voltar ao Maracanã em 2027 (Divulgação - Conmebol)
A final da Libertadores de 2025 acabou com o Flamengo campeão em cima do Palmeiras em Lima, no Peru. E os clubes já sabem que Montevidéu é o destino na próxima temporada, em decisão da Conmebol que foi oficializada no sábado (29).
“Fizemos ontem um conselho e se decidiu que a final será jogada em Montevidéu, no Estádio Centenário, justo antes dos trabalhos de reestruturação do estádio. Para depois de 2026, ainda estamos conversando, há muitas ofertas e não tomamos nenhuma decisão”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez à ESPN.
Rio e Brasília na briga
Além disso, a entidade máxima do futebol sul-americano também já iniciou o processo para definir em qual cidade a decisão continental irá em 2027. Entre as concorrentes, estão Rio de Janeiro e Brasília.
O Maracanã já foi palco de outras duas finais de Libertadores, em 2020, durante a pandemia, e 2023. Já o Mané Garrincha ainda não recebeu partidas, apesar de nos últimos anos ter tentado, inclusive em 2025, com a dúvida se Lima teria condições de sediar o evento.
Os concorrentes dos brasileiros
O problema é que nem Rio nem Brasília estão sozinhos nessa. Segundo Alejandro Domínguez, as cidades argentina de La Plata e paraguaia Assunção, palco da Copa Sul-Americana de 2025, também demonstraram interesse.
Diante dessa disputa, a CBF pretende entrar em campo para ajudar a levar a final da Libertadores novamente para o Brasil. O presidente da entidade, Samir Xaud, confirmou o desejo de ajudas as candidaturas.
“Ainda não sabemos como está a situação, mas podemos conversar. É preciso aguardar o posicionamento do presidente Alejandro, pois algumas sedes já se colocaram à disposição. Contudo, acredito que seja mais viável apresentarmos candidatura para 2027”, disse Xaud.
Outra sede definida
Para a final da Copa Sul-Americana, Barranquilla, na Colômbia foi a escolhida para 2026. A cidade, inclusive, já recebe as partidas da seleção colombiana em casa. O estádio Metropolitano Roberto Meléndez será o palco.
Já em 2027, há uma ideia para que Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, seja a sede. A cidade boliviana deveria receber a final de 2025 entre Lanús e Atlético-MG, mas um atraso no cronograma de entrega das obras de modernização do estádio a fez perder o evento.
As sedes da final da Libertadores
2019 – Estádio Monumental, Lima
2020 – Maracanã, Rio de Janeiro
2021 – Estádio Centenário, Montevidéu
2022 – Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, Guayaquil
2023 – Maracanã, Rio de Janeiro
2024 – Estádio Mas Monumental, Buenos Aires
2025 – Estádio Monumental, Lima

