Neymar tem a admiração do técnico Vanderlei Luxemburgo (Photo: Mauricio De Souza/AGIF)
O técnico de futebol multicampeão Vanderlei Luxemburgo defendeu a convocação de Neymar para a Copa do Mundo de 2026. Em entrevista à TV Globo, o ex-treinador da Seleção Brasileira no período de 1998 a 2001 acredita que o astro do Santos tem a capacidade de estar no grupo do italiano Carlo Ancelotti. Luxemburgo foi além e afirmou que ele é um dos nomes certos para o Mundial.
“Tenho quase 100% de certeza de que ele vai convocar o Neymar. Porque ele sabe que precisa da inteligência e da qualidade do Neymar”, afirmou.
O jogador do Santos conviveu com lesões na temporada. Neste momento, inclusive, vai precisar passar por uma cirurgia no joelho esquerdo por conta de uma lesão no menisco. Nem mesmo esses problemas físicos fazem Luxemburgo abandonar a ideia de ter o jogador na Copa do Mundo.
“O Neymar está na minha seleção. Ou para jogar ou para ficar no banco. Ele é um cara que vai fazer aquilo que fez no último jogo (contra a Croácia, na Copa de 2022). Ele vai botar a bola para dentro se chegar nele. Você tem dúvida de que ele pode dar uma Copa do Mundo para o Brasil? Você acha que a genialidade dele não pode dar uma Copa do Mundo para o Brasil? Isso você não pode abrir mão, cara”, disse.
Leia mais: Botafogo tenta contratação de Gleiker Mendoza, da seleção venezuelana
Leia mais: Gaviões da Fiel é proibida de entrar nos estádios por um ano
Luxemburgo revela onde escalaria Neymar
Aos 33 anos, Neymar não é mais um garoto. Ou seja, há uma posição específica para que a sua qualidade apareça mais neste momento. Por isso, o ex-treinador de 73 anos indicou como escalaria o camisa 10 do Santos em sua Seleção Brasileira.
“Se eu fosse o técnico da Seleção Brasileira, converso com o Neymar e coloco ele naquela posição por dentro, como o Mbappé foi colocado pelo Ancelotti (no Real Madrid), com o Vini pelo lado e o Rodrygo pelo outro. Eu colocaria o Neymar solto, na frente, como ele jogou no Barcelona”, pontuou Luxemburgo, antes de voltar a elogiar o camisa 10 do Santos:
“O Neymar é um jogador diferente, e um jogador diferente ninguém pode tirar. Eu acho que o Neymar, com 40%, 50% da capacidade dele, é muito melhor do que os jogadores que nós estamos olhando na Seleção Brasileira. E que estão na plenitude.”
Ex-treinador faz comparação com Vini Jr.
Luxemburgo, portanto, ainda fez uma comparação com o hoje principal jogador brasileiro na Europa. Vinicius Junior é destaque no Real Madrid e atual vencedor do prêmio The Best da Fifa como melhor jogador do mundo. Para Vanderlei Luxemburgo, o craque do Real Madrid ainda não mostrou seu potencial na Seleção Brasileira. Por outro lado, Neymar é um dos principais artilheiros da seleção canarinho em toda a sua história.
“Não tenho nada contra o Vini Júnior, mas quantos gols o Vini Júnior fez na Seleção Brasileira? (São oito gols em 45 jogos.) E o Neymar? A gente vai jogar oito jogos, cara. Oito jogos!”, analisou.

