Neymar ficou fora de mais de 1000 dias em toda sua carreira (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF via AP/Alamy
O Santos tem um importante desafio nesta quarta-feira, contra o Juventude, em Caxias do Sul. O jogo vale a permanência do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Para este jogo, o técnico Juan Pablo Vojvoda tem como grande arma o craque Neymar. Contudo, o camisa 10 santista está com uma lesão no menisco do joelho esquerdo. Ou seja, se entrar em campo, vai entrar no sacrifício.
Durante a carreira de Neymar, nem sempre jogar no sacrifício foi possível. Com 33 anos, o jogador ficou fora de combate por mais de 1000 dias em toda sua trajetória de sucesso. A mais grave delas aconteceu em outubro de 2023, quando rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco do joelho esquerdo, em partida pela Seleção Brasileira contra o Uruguai. A recuperação levou mais de um ano e prejudicou o seu desempenho no Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Conforme o levantamento do Transfermarkt consultado pelo jornal “Nexo“, Neymar ficou mais tempo em tratamento de lesões em sua carreira do que craques como Lionel Messi, seu ex-companheiro dos tempos de Barcelona, e Cristiano Ronaldo. CR7, até os dias de hoje, ficou 450 dias lesionado, enquanto Messi tem 850 dias registrados fora de combate. Vale destacar que, neste momento, o argentino tem 38 anos, já o craque português já chegou aos 40.
Os dados ainda chamam a atenção para algumas questões que podem ser levantadas para esse elevado tempo de recuperação. Conforme o jornal, o estilo de jogo de dribles e contato mais forte com os defensores, aliados aos problemas de preparação física, fazem Neymar ficar mais tempo para voltar aos gramados do que os dois craques.
Leia mais: Galvão Bueno detona Copa Intercontinental: ‘É um completo absurdo’
Leia mais: Neymar é preservado de treino, mas deve viajar com o Santos para Caxias do Sul
Neymar não treina com o grupo
Devido ao problema no mesmo joelho operado, Neymar está sob os cuidados do departamento médico do Santos. Isso porque a tendência é que o craque entre em campo, mesmo no sacrifício, nos últimos dois confrontos do Peixe no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta, o jogo é contra o Juventude, em Caxias do Sul. Conforme informações do próprio jogador, ele entrará em campo. No entanto, nesta segunda-feira, o camisa 10 ficou fora do treinamento com os companheiros. Fez apenas trabalho interno.
Com 41 pontos, o time da Vila Belmiro está fora da zona de rebaixamento pelo critério de desempate. Ou seja, a vitória o manteria fora do Z-4. No próximo domingo, o confronto é contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro. Com duas vitórias, o Santos consegue escapar sem depender de outros resultados. Agora, basta saber se Neymar, a principal contratação da equipe na temporada, vai poder estar em campo ou vai ser desfalque para contabilizar alguns dias entre os mais de1000 da carreira do jogador.

