Carlos Cuesta chegou ao Vasco durante a temporada e se firmou no time (Crédito: Roberto Casimiro/Fotoarena)
O Vasco da Gama acertou a renovação do empréstimo do zagueiro Carlos Cuesta até o fim da temporada de 2026. O vínculo anterior do defensor colombiano se encerraria nesta segunda-feira, mas o acordo firmado com o Galatasaray, da Turquia, previa a possibilidade de extensão por mais um ano mediante o pagamento de 1,5 milhão de euros, valor que gira em torno de R$ 9,7 milhões na cotação atual.
O novo contrato já foi oficialmente registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, confirmando a permanência do jogador em São Januário por mais uma temporada. Além da prorrogação do empréstimo, o entendimento entre os clubes mantém a opção de compra definitiva dos direitos econômicos de Carlos Cuesta ao término do vínculo.
LEIA MAIS: Flamengo tem interesse na contratação de Breno Bidon
LEIA MAIS: Corinthians quita dívida com Rojas, evita punição da Fifa e avança em pendências financeiras
Vasco mantém opção de compra de Carlos Cuesta
No acordo firmado com o Galatasaray, o Vasco preservou a possibilidade de adquirir Carlos Cuesta em definitivo por 5,75 milhões de euros, cerca de R$ 36,6 milhões – o valor pago pelo empréstimo será abatido do montante final. Internamente, a diretoria avalia com cautela o investimento, mas considera o defensor uma peça importante dentro do planejamento esportivo para as próximas temporadas.
Aos 26 anos, Cuesta conseguiu se adaptar rapidamente ao futebol brasileiro e conquistou a confiança da comissão técnica comandada por Fernando Diniz. Em pouco mais de quatro meses no clube, o zagueiro apresentou regularidade e bom desempenho, sendo frequentemente utilizado entre os titulares.
Confiança da comissão técnica pesa na decisão
Apesar de ter sido alvo de críticas por parte da torcida após sua atuação no segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, a avaliação interna é positiva. A comissão técnica entende que o rendimento geral do defensor foi satisfatório e vê potencial de evolução com uma pré-temporada completa e maior entrosamento com o elenco.
Vasco planeja manter outros atletas emprestados
A renovação do empréstimo de Carlos Cuesta faz parte de uma estratégia mais ampla do Vasco. O clube trabalha com o objetivo de efetivar contratações de jogadores que chegaram por empréstimo na última janela de transferências.
Além de Cuesta, a diretoria também avalia a permanência em definitivo de Robert Renan e Andrés Gómez. Diferentemente do zagueiro colombiano, a dupla ainda possui contrato vigente apenas até junho de 2026, o que faz com que as negociações avancem em ritmo distinto.

