Home Futebol Faz-tudo! 10 jogadores que foram também dirigentes e técnicos de futebol

Faz-tudo! 10 jogadores que foram também dirigentes e técnicos de futebol

Vários craques passaram por cargos distintos

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Uma série de jogadores de futebol se aposentam e passam a exercerem cargos no meio, seja em diretorias ou à beira do gramado.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI0ekI3cXJ4UCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Veja 10 jogadores que foram verdadeiros “faz-tudo”:

Michel Platini
Craque da França na década de 80, Platini se aposentou e se tornou treinador da seleção em 1988. Ficou no cargo até 1992 e não quis mais trabalhar à beira do gramado. Se formou como dirigente de futebol e presidiu a UEFA até 2016, quando se demitiu em meio a suspeitas de corrupção.

Franz Beckenbauer
Campeão do mundo como jogador em 1974 com a Alemanha, conquistou a Copa também em 1990, mas como treinador. Depois se tornou dirigente e foi presidente do Bayern de Munique. Mantém cargo de honra no clube até hoje.

Leonardo
Ex-jogador de São Paulo e Milan, Leonardo se arriscou como treinador e comandou o próprio Milan e a Inter de Milão. O ex-atleta, porém, se destacou como diretor de futebol na Europa e atualmente é quem comanda a diretoria do PSG.

PUBLICIDADE

Alexandre Gallo
O ex-volante brasileiro da década de 90 passou por vários clubes brasileiros como treinador. Comandou Santos, Internacional, Atlético-MG, entre outros, até se voltar ao cargo de dirigente. Foi diretor do próprio Galo e da Seleção Brasileira de base.

Vágner Mancini
Ex-volante de Grêmio e Guarani, Vágner começou a carreira de treinador em 2005 e conquistou o inédito título da Copa do Brasil com o Paulista. Em 2018 e 2019 teve aventura como dirigente no São Paulo, mas deixou o cargo para voltar a ser técnico.

Ricardo Gomes
Um dos maiores jogadores da história de Fluminense, PSG, Ricardo Gomes começou a carreira como técnico na Europa e trabalhou no Brasil em São Paulo e Vasco, onde conquistou a Copa do Brasil. Após sofrer um AVC à beira do gramado se voltou ao cargo de dirigente e foi diretor de Santos e Bordeaux.

Zico
Ídolo do Flamengo, Zico se aposentou e se tornou treinador de futebol. Comandou o Fenerbahçe e a seleção do Japão na Copa do Mundo de 2006, mas atualmente é diretor de futebol do Kashima Antlers. Também exerceu o mesmo cargo por pouco tempo no próprio Flamengo.

PUBLICIDADE

Junior
O atual comentarista da Globo e ex-jogador do Flamengo foi treinador no fim da década de 90, mas teve carreira curta com passagens por Flamengo e Corinthians. Foi diretor de futebol do Rubro-Negro em 2004, mas logo deixou o cargo.

Fernandão
O ex-atacante que morreu em 2014 se aposentou e logo assumiu o cargo de técnico do Internacional, clube do qual foi ídolo. Após deixar o clube, se tornou dirigente e voltou ao próprio Colorado em 2012 para ser diretor de futebol.

Branco
Ex-jogador de Porto e Fluminense, entre outros clubes, e campeão do mundo em 1994, Branco foi treinador de 2011 a 2013 e passou por clubes como Figueirense e Guarani. Como dirigente trabalhou no Fluminense e nas divisões de base da Seleção Brasileira, onde está atualmente.

Leia mais:
Ex-presidente de Conselho Deliberativo do Flamengo morre de coronavírus no RJ

PUBLICIDADE