Há exatamente um ano, a treinadora sueca Pia Sundhage era apresentada pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, como nova comandante da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Com passagem de destaque treinando as seleções da China, Estados Unidos e a Suécia, Pia abraçou o projeto desafiador de recolocar as meninas brasileiras em evidência novamente.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Apesar de ter dificuldades com o idioma, a carismática treinadora mostrou seu potencial em pouco tempo de trabalho. Neste período de 365 dias, Pia Sundhage esteve à frente da Seleção Brasileira em 11 partidas, tendo computado seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Este desempenho positivo fez com que o Brasil retornasse ao Top-10 no Ranking de Seleções da Fifa, ocupando atualmente o oitavo posto. Ao longo desse tempo, Pia se mostrou bastante aberta em testar atletas, foram 46 jogadores convocadas, sendo que 43 delas atuaram ao menos uma vez.
Em entrevista ao site oficial da CBF, a treinadora sueca se disse identificada com o Brasil, justamente pela calorosa recepção.
“É futebol, é trabalho em equipe, é trabalho duro, é desafiador, e também muito divertido. Eu estou entre pessoas inteligentes, fiz novos amigos, e me senti abraçada e aceita no Brasil como uma mulher sueca que ama futebol. Por isso, eu sou muito grata!”, revela Pia.
Neste tempo de pandemia, Pia Sundhage se encontra na Suécia, mas isso não significa que ela não esteja trabalhando. Diretamente do país europeu ela tem acompanhado suas comandadas de forma remota, e revelou que assiste muitos jogos, já projetando os Jogos Olímpicos do próximo ano.
“Neste período que não temos jogos, estou estudando pelo computador nossos jogos repetidas vezes, analiso também os dados das partidas, reavaliando nossos números. Coloco um sorriso no meu rosto em todos os momentos quando marcamos um gol. Estamos tentando manter o time unido e estaremos prontas para os seis jogos até a final Olímpica”, destaca Pia.
JOGOS DE PIA SUNDHAGE NO COMANDO DA SELEÇÃO:
Brasil 5 x 0 Argentina – Torneio Internacional de São Paulo
Brasil 0 x 0 Chile – Decisão nos pênaltis do Torneio Internacional de São Paulo – Brasil 4 x 5 Chile
Brasil 2 x 1 Inglaterra – Amistoso Internacional
Brasil 3 x 1 Polônia – Amistoso Internacional
Brasil 4 x 0 Canadá – Torneio Internacional da China
Brasil 0 x 0 China – Decisão nos pênaltis do Torneio Internacional da China – Brasil 2 x 4 China
Brasil 6 x 0 México – Amistoso Internacional
Brasil 4 x 0 México – Amistoso Internacional
Brasil 0 x 0 Holanda – Torneio Internacional da França
Brasil 0 x 1 França – Torneio Internacional da França
Brasil 2 x 2 Canadá – Torneio Internacional da França

