Home Futebol Narrador que chamou atleta do Santos de “crioulinho” se explica na web: “Idoso suficiente para não assimilar maldades”

Narrador que chamou atleta do Santos de “crioulinho” se explica na web: “Idoso suficiente para não assimilar maldades”

Haroldo de Souza, da Rádio Gre-Nal, causou polêmica pela forma como se referiu ao atacante Lucas Braga nesta quarta-feira

Eduardo Caspary
Eduardo Caspary é jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014, com Especialização Digital feita entre 2016 e 2018 na mesma universidade. Apaixonado por esportes, em especial futebol e tênis. Mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Após usar o termo racista “crioulinho” para se referir ao atacante Lucas Braga, do Santos, durante o empate em 3×3 com o Grêmio, na Arena, o narrador Haroldo de Souza, da Rádio Gre-Nal, realizou uma postagem no seu Twitter no sentido de tentar se explicar e justificar o ato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ele ressaltou ser filho de negro, casado com uma mulher negra e pediu desculpas a quem se sentiu ofendido pela forma como narrou naquele momento.

“Filho de negro. Casado com mulher da raça negra. Acusado de racismo. Gente – por favor. Me desculpem se ofendi quando disse neguinho narrando. E quando chamo de alemão, branco, sarará, mulato, polaco, japinha, baixinho magrelo (…) Idoso suficiente pra não assimilar maldades. Peço encarecidamente que não misturem minha filha nesse auê”, postou Haroldo em dois tuítes diferentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Entenda o caso:

Ao pedir ajuda para a reportagem, o narrador questiona o nome “daquele crioulinho que está lá na ponta esquerda do time do Santos?”. Em seguida, complementa: “É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa”. A atitude, que você pode ouvir abaixo, motivou várias reações como por exemplo a de Marinho, que não jogou por lesão no joelho.

PUBLICIDADE

Confira a manifestação de Marinho:

PUBLICIDADE

A Rádio Gre-Nal, emissora de Haroldo, também fez uma manifestação em caráter oficial em suas redes sociais sobre o caso:

PUBLICIDADE

Better Collective