O Ceará encaminhou a contratação de mais um reforço para próxima temporada. O meia Jorginho, do Athletico Paranaense, será cedido por empréstimo até dezembro de 2021. A informação foi divulgada primeiramente pelo “Diário do Nordeste” e confirmada posteriormente pelo Torcedores.com.
Ainda segundo a publicação, o acordo prevê a compra dos direitos econômicos após o término do período de cessão. De acordo com o site “Transfermarkt”, Jorginho está avaliado em 800 mil euros (R$ 5,2 milhões, pela cotação atual). O empresário Tiago Bastos, da Flashforward Sports, agenciou a transferência do atleta para o Ceará.
Jorginho tem 30 anos e joga de meia-ofensivo, atrás dos atacantes. Contudo, o atleta também pode atuar pelos lados do campo. Além disso, ele é conhecido por suas chegadas na área e por marcar gols mesmo não sendo a referência do ataque. O meia se destaca pela habilidade, agilidade, velocidade, visão de jogo e eficácia nos passes.
Antes de acertar com o Ceará, Jorginho foi sondado por clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O camisa 10, só para exemplificar, recebeu contatos de clubes como o Bahia, Botafogo, Coritiba e Vasco. No entanto, o jogador foi seduzido pelo projeto do clube alvinegro que irá disputar a Copa Sul-Americana em 2021.
A carreira de Jorginho
Nascido em Goiânia, Goiás, Jorge de Moura Xavier foi revelado pelo Vila Nova em 2010. Ele, inclusive, é da mesma geração que revelou o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, do Grêmio, que acumula passagem por Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo.
Após deixar o Tigre da Vila Famosa, Jorginho atuou pelo Grêmio Anápolis. No Atlético Goianiense, ele disputou 267 partidas e marcou 45 gols com a camisa rubro-negra. No exterior, o meia passou pelo Seongnam, da Coréia do Sul e Al-Qadisiya, da Arábia Saudita.
Em setembro do ano passado, o Athletico adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador junto e o contrato vai até 2022. Desde a sua chegada na Arena da Baixada, o meia atuou em seis partidas. Com o técnico Paulo Autuori, ele fez apenas um jogo nesta temporada.

