Portugal2-4
Alemanha UEFA Euro 2020 - 2ª Rodada (Grupo F)
Em jogo espetacular disputado em Munique, a Alemanha venceu a seleção de Portugal por 4 a 2 neste sábado (19) e embolou completamente a situação do Grupo F da Euro 2020.
Portugal abriu o placar com Cristiano Ronaldo na primeira finalização portuguesa do jogo através de contra-ataque construído por Bernardo Silva e Diogo Jota. Mas a Alemanha virou o placar ainda no primeiro tempo com dois gols marcados contra, construídos através de bastante volume.
Foram oito finalizações, cinco chutes no alvo e 91% de aproveitamento nos passes (308) durante a primeira etapa para a Alemanha. No segundo tempo, a situação melhorou ainda mais com os gols de Kai Havertz e Gosens, o melhor em campo por participar de três gols e marcar o quarto.
Porém, a seleção de Portugal não desistiu e buscou o segundo gol com Diogo Jota, colocando ainda mais intensidade no segundo tempo. Chances importantes foram construídas, incluindo uma bola na trave, mas não acabou conseguindo marcar novamente.
Com a vitória, a seleção da Alemanha marcou seus primeiros pontos na Euro 2020, enquanto Portugal seguiu estacionado. A classificação do Grupo F no momento é a seguinte: França (4), Alemanha (3), Portugal (3) e Hungria (1). Ou seja, todas ainda possuem chances de classificação.
A rodada final será disputada na próxima quarta-feira (23), a partir das 16h pelo horário de Brasília. Portugal enfrentará a França enquanto Alemanha terá pela frente a seleção da Hungria.
Primeiro tempo
A seleção da Alemanha começou o jogo com intensidade total, alternando entre o 4-4-2 e o 3-5-2 (com variações para o 3-4-2-1 com Gnabry adiantado) para chegar ao ataque. Havertz foi o responsável pela primeira jogada ao tenta cruzamento e ser travado.
Logo em seguida, os alemães chegaram ao gol depois de ótima troca de passes com Muller ganhando no meio-campo a dividida para achar Kimmich, cruzando na área e achando Gnabry dentro da área. Gosens chegou chutando dentro da área e concluir, mas o lance foi anulado devido à impedimento.
Dois minutos depois, Gnabry fez a jogada individual na direita e encontrou liberdade até a entrada da área, mas Rui Patrício chegou antes da conclusão.
Em seguida, foi a vez de Havertz arriscar de fora da área e exigir boa defesa do goleiro. No rebote, Gnabry dominou e Rui Patrício defendeu novamente. Na terceira, tentou cruzar e foi cortado por Danilo. Aos 12′, foi a vez de Kimmich ser lançado na direita e escorar para achar Muller batendo de primeira.
Depois de suportar a pressão inicial, os portugueses conseguiram encaixar o contra-golpe fatal em excelente transição ofensiva na velocidade. Bernardo Silva fez o lançamento para Diogo Jota na esquerda, entrando da área e ficando no 1v1 contra Neuer. Para garantir o gol, rolou para Cristiano Ronaldo no centro da área para concluir.
O gol sofrido não diminuiu a intensidade alemã que voltou a construir diversas chances no decorrer do primeiro tempo. Gosens recebeu lançamento da esquerda e chutou firme para Rui Patrício defender aos 17′.
Portugal tentou ampliar o placar aos 22′ com Rúben Dias cabeceando no levantamento de Guerreiro, mas a bola saiu pelo lado. Os alemãs responderam com Gnabry na direita, cruzando depois de driblar Guerreiro para tentar achar Hummels, que não chegou na bola.
Aos 28′, foi a vez de Kimmich explorar novamente o lado direita e limpar os marcadores para fazer o cruzamento rasteiro, mas Rui Patrício se antecipou. Em seguida, Muller achou Gnabry na tomada rápida da posse de bola e deixou Gnabry no 1v1 contra Rúbens Dias. No duelo individual, melhor para o zagueiro português.
Após bastante volume de jogo, a Alemanha enfim abriu o placar em mais uma jogada pela direita. Kimmich recebe na direta e levantou na área para Gosens. A bola sobrou para Havertz dentro da área, mas Rúben Dias acabou marcando contra ao tentar afastar o perigo, aos 35 minutos.
Portugal sentiu o gol e cometeu erros na saída de jogo, inclusive a que originou o segundo gol da Alemanha. Muller quase aproveitou a chance criada na grande área, mas Pepe mandou para escanteio.
Na cobrança, Gosens foi lançado na esquerda e achou Muller, travado. Na segunda tentativa buscando Havertz, Rui Patrício defendeu. Na sobra, Kimmich aproveitou a sobra, mas a bola resvalou em Raphael Guerreiro e entrou, aos 38′ do primeiro tempo.
Antes do intervalo, a Alemanha pôde ampliar nas finalizações de Havertz, Rudiger e Gosens, que apareceu na esquerda e invadiu a área, sendo parado por uma defesa espetacular de Rui Patrício. Na sobra, Kimmich tentou aproveitar e acabou sendo interrompido no corte da zaga.
Segundo tempo
Portugal voltou para o segundo tempo com a entrada de Renato Sanches no lugar de Bernardo Silva, mas a estrutura tática permaneceu a mesma (4-1-4-1). Cristiano Ronaldo tentou pela direita e Bruno Fernandes tabelou com Sanches na tentativa do levantamento.
Entretanto, logo na primeira finalização do segundo tempo, a Alemanha buscou o terceiro gol em jogada muito bem trabalhada, aos 5′. Gundogan Muller e Kimmich trocaram passes desde o lado direito trazendo pelo meio e entregando para Gosens aparecer livre em passe nas costas de Nelson Semedo, restando apenas chutar cruzado para Kai Havertz completar com tranquilidade.
Com dois gols de desvantagem no placar, Portugal partiu para buscar mais o jogo diante de uma Alemanha paciente que marcava no bloco intermediário. Porém, os portugueses não conseguiram finalizar e a Alemanha buscou mais um gol.
Trocando passes desde o meio-campo, Kimmich apareceu na direita com espaço para fazer o levantamento e buscar Gosens que apareceu dentro da área, cabeceando firme e marcando o quarto gol da Alemanha aos 14 minutos do segundo tempo.
Com a vantagem de três gols, Joachim Low começou a fazer substituições na equipe buscando poupar jogadores com Halstenberg e Emre Can entrando nos lugares de Gosens e Hummels. Contudo, Portugal não desistiu e conseguiu diminuir a desvantagem no lance seguinte.
Em cobrança de falta, João Moutinho fez o levantamento na segunda trava e Cristiano Ronaldo não deixou a bola sair com um tapa de joelho. A marcação alemã não acompanhou o lance e Diogo Jota apareceu livre na pequena área para marcar o segundo gol de Portugal, aos 21 minutos.
Diante da vontade portuguesa, a Alemanha tentou administrar mais a bola no meio-campo para impedir avanços adversários. Porém, quando chegava, Portugal levava muito perigo. Aos 32′, Renato Sanches recebeu a bola na entrada da área após cobrança de escanteio e chutou firme de fora da área, acertando a trave.
No contra-ataque, a Alemanha quase definiu o jogo com Renato Sanches e Danilo tabelando até Goretzka receber com liberdade na entrada da área. No chute firme, a bola acabou saindo por cima.
Na reta final, Portugal tentou chegadas na bola parada com Guerreiro na cobrança de escanteio, mas a zaga cortou. Depois, Renato Sanches arrancou pela direita na velocidade com espaço para cruzar, mas acabou cometendo falta de Toni Kroos.
Já nos acréscimos, Rudiger perdeu a bola na defesa e Cristiano Ronaldo aproveitou a sobra para tentar diminuir o placar. Na arrancada, achou André Silva, que acabou travado no momento do chute.
FICHA TÉCNICA
PORTGUAL 2-4 ALEMANHA
Data: 19/06/2021, 13:00
Estádio: Allianz Arena
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Gols: 1T 15′ Cristiano Ronaldo (Portugal); 1T 35′ Rúben Dias (gol contra/Alemanha); 1T 38′ Raphael Guerreiro (gol contra/Alemanha); 2T 5′ Kai Havertz (Alemanha)
Substituições – Portugal: Renato Sanches (Bernardo Silva); Rafa Silva (William Carvalho); João Moutinho (Bruno Fernandes); André Silva (Diogo Jota)
Substituições – Alemanha: Halstenberg (Gosens); Emre Can (Hummels); Goretzka (Havertz); Sule (Gundogan); Sané (Gnabry)
Portugal (4-1-4-1): Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; Danilo Pereira; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, William Carvalho, Diogo Jota; Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos
Alemanha (4-4-2): Manuel Neuer; Matthias Ginter, Hummels, Rudiger; Kimmich, Gundogan, Toni Kroos, Gosens; Thomas Muller, Kai Havertz; Serge Gnabry. Técnico: Joachim Low
LEIA MAIS
Fla no Brasileirão, Eurocopa e Série B: veja os jogos e transmissões de hoje (19/6)
Mercado da Bola: Barcelona acerta contratação de Depay, afirma jornalista
Diego Costa revela preferência para atuar no Brasil; veja salário exigido

