Home Futebol Bicampeonato brasileiro do Corinthians veio com um dos melhores times da história do clube; relembre jogos marcantes da equipe

Bicampeonato brasileiro do Corinthians veio com um dos melhores times da história do clube; relembre jogos marcantes da equipe

Em 1998 o Corinthians tinha sete jogadores de seleção em um time que praticava um futebol de alto nível

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Com apoio do Banco Excel, o Corinthians teve grande destaque no cenário nacional em 1998. Depois de chegar na final do Campeonato Paulista, onde ficou com o vice-campeonato frente o São Paulo, o Timão conquistou seu segundo Brasileirão com uma campanha que rendeu vários elogios. Comandado por Luxemburgo, o clube sobrou na competição. O clube terminou a primeira fase como líder geral, com o melhor ataque do torneio ao lado do Palmeiras (46 gols).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A qualidade do time era evidente. Tanto que sete jogadores tiveram participações pelas seleções de seus países. Daquela equipe, Sylvinho, Vampeta, Marcelinho Carioca, Ricardinho e Edílson defenderam a seleção brasileira, enquanto Gamarra foi titular do Paraguai e Rincón da seleção colombiana. O próprio Luxa deixou o clube em 1999 para assumir a seleção do Brasil.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ4NTgwVncxbiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O time base era formado por Nei; Índio, Batata, Gamarra e Sylvinho; Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca e Ricardinho; Edílson e Didi (Mirandinha).

Com apenas cinco derrotas na fase de classificação, o Corinthians teve alguns duelos que ficaram marcados na história do clube.

Corinthians 4 x 0 Juventude – 2/8/1998

Na segunda rodada da competição, o Corinthians não tomou conhecimento da equipe gaúcha. Com dois gols de Marcelinho, um de Gilmar e outro de Edílson, a equipe paulista teve uma partida para empolgar sua torcida.

PUBLICIDADE

A escalação do Timão foi formada por: Nei; Rodrigo, Gamarra, Batata, Silvinho, Amaral (Dinei), Gilmar, Marcelinho Carioca, Vampeta, Edílson e Mirandinha (Didi).

PUBLICIDADE

Atlético-MG 1 x 5 Corinthians – 8/8/1998

Ainda na fase de classificação, o Corinthians conseguiu uma sonora goleada na 4ª rodada do Brasileirão. Marcelinho Carioca marcou três gols, com Edílson e Mirandinha completando a vitória, enquanto Alessandro descontou para a equipe mineira. O resultado manteve o 100% de aproveitamento da equipe, que já despontava como uma das favoritas ao título.

O time desta partida foi: Nei, Rodrigo, Gamarra, Batata e Silvinho (Kléber); Vampeta, Rincón (Márcio Costa), Ricardinho e Marcelinho; Edílson (Didi) e Mirandinha.

Corinthians 1 x 0 Grêmio – 25/11/1998

Após garantir o primeiro lugar geral, Luxemburgo comandou a equipe no playoff das quartas de final contra a equipe gaúcha. Depois da vitória fora de casa (1 x 0), o clube paulista foi surpreendido na partida de volta, sendo derrotado pelo placar de 2 x 0. Mas no duelo decisivo, Edílson garantiu a classificação do Corinthians para a semifinal da competição.

Escalação do Timão: Nei; Índio, Batata, Gamarra, Silvinho, Gilmar, Vampeta, Freddy Rincón, Marcelinho Carioca, Edílson (Amaral) e Didi (Mirandinha) (Dinei).

PUBLICIDADE

Corinthians 2 x 0 Santos – 5/12/1998

Após perder o primeiro duelo de virada (2 x 1), o Corinthians deu o troco no jogo de volta, com gols de Marcelinho Carioca e Edílson. O resultado levantou a moral da equipe, afinal o Santos tinha levado a melhor também na fase de classificação, vencendo o rival em pleno Pacaembu, pelo placar de 2 x 0. Já na partida decisiva o confronto terminou empatado, com a vaga na final sendo conquistada na disputa por pênaltis.

Corinthians: Nei; Índio, Batata, Gamarra, Silvinho, Gilmar (Ricardinho), Vampeta, Freddy Rincón, Marcelinho Carioca, Edílson e Didi (Dinei).

Corinthians 2 x 0 Cruzeiro – 23/12/1998

As finais contra a equipe mineira foram marcadas por muito equilíbrio dos dois lados. Isso porque no primeiro jogo o Cruzeiro abriu um 2 x 0, mas o Corinthians rapidamente buscou o empate em 2 x 2. Já segunda partida foi a vez do Timão sair na frente, mas ceder o empate à Raposa em duelo que terminou empatado em 1 x 1.

No terceiro e decisivo duelo, o segundo título do Brasileirão foi conquistado com uma vitória no Morumbi, com gols de Edílson e Marcelinho Carioca.

PUBLICIDADE

Escalação do Corinthians: Nei; Índio, Batata (Cris), Gamarra e Sylvinho; Vampeta, Rincón Ricardinho (Amaral) e Marcelinho Carioca; Mirandinha (Dinei) e Edílson.

Destaques do Timão no Brasileirão

Marcelinho Carioca foi o grande nome do título. O jogador terminou o Campeonato Brasileiro como goleador do time e vice-artilheiro do torneio, com 19 gols, dois atrás de Viola, ex-Corinthians, mas que defendeu o Santos no Brasileirão.

Edílson, com 15 gols, também foi outro grande destaque da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo.  O atacante inclusive foi eleito o Bola de Ouro da Bola de Prata da revista Placar. Além dele, fizeram parte da seleção Gamarra e Vampeta.

Por fim, o destaque para Dinei. Apesar de ser reserva, o atacante foi decisivo nas finais contra o Cruzeiro. Isso porque ele participou dos cinco gols marcados, convertendo um e dando assistência para os demais.

PUBLICIDADE

Base para o tricampeonato do Campeonato Brasileiro

Em 1999 o Corinthians garantiu seu terceiro campeonato nacional, tendo praticamente o mesmo time de 1998. Novamente o clube terminou a primeira fase na liderança geral e com o melhor ataque do torneio.

Por coincidência, o título foi conquistado em cima de outra equipe mineira, mas dessa vez frente o Atlético-MG. O título veio com uma vitória por 2 x 0 no Morumbi, após derrota no jogo de ida pelo placar de 3 x 2.

Com Oswaldo de Oliveira no lugar de Vanderlei, então na seleção, o clube teve outras alterações no time base, com mudanças no gol, lateral esquerda e ataque.

Time base do Corinthians em 1999: Dida; Índio, João Carlos, Márcio Costa e Kléber; Vampeta, Rincón, Ricardinho e Marcelinho Carioca; Edílson e Luizão. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Giuliano confirma que recebeu outras propostas, mas preferiu Corinthians para “realizar sonho”

Relembre o Corinthians de 2002, que teve o “melhor lado esquerdo do mundo”, conforme afirmou Carlos Alberto Parreira

Better Collective