Home Futebol Relembre o Corinthians de 2002, que teve o “melhor lado esquerdo do mundo”, conforme afirmou Carlos Alberto Parreira

Relembre o Corinthians de 2002, que teve o “melhor lado esquerdo do mundo”, conforme afirmou Carlos Alberto Parreira

Campeão da Copa do Mundo de 1994, Parreira retornou à seleção brasileira após passagem vitoriosa pelo Corinthians

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

Em 2002 o Corinthians viveu uma de suas melhores fases da história. Isso porque a equipe venceu a Copa do Brasil, Torneio Rio-SP e chegou até a final do Brasileirão, na época disputado no esquema de playoffs. O grande destaque daquele time era sua força pelo lado esquerdo.

Tanto que Carlos Alberto Parreira, técnico do Timão neste ano, chegou a falar que era o clube tinha “um dos melhores trios do lado esquerdo do mundo”, em entrevista ao UOL Esporte, em 2019.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJsVkhqS3AwcSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O setor em questão era formado por Kléber, Ricardinho e Gil. Os três atletas estavam em grande fase e foram os destaques da equipe. Inclusive o meia foi convocado para a seleção brasileira, fazendo parte do grupo que venceu a Copa do Mundo em 2002.

PUBLICIDADE

Corinthians 2002 – Base mesclada com jogadores experientes

O time base da época contava com uma espinha dorsal formada por Dida, Rogério, Fábio Luciano, Vampeta e Ricardinho. Por outro lado, jovens da base tinha destaque, como Anderson, Kléber e Gil. Outros nomes que se destacam eram Fabrício, Deivid e Leandro.

Essa equipe venceu dois torneios no primeiro semestre. A extinta Rio-SP foi conquistada em cima do São Paulo, após vitória no Morumbi por 3 x 2 e empate no jogo de volta por 1 x 1. Já o título da Copa do Brasil foi conquistado após vitória de 2 x 1 e empate em 1 x 1 contra o Brasiliense.

O time base dessa campanha era formado por Dida; Rogério, Fábio Luciano, Anderson e Kléber; Vampeta (Fabinho), Fabrício e Ricardinho; Deivid, Leandro (Renato) e Gil.

Vice-campeonato do Brasileirão

Depois dos títulos no primeiro semestre, o Corinthians seguiu firme para buscar o terceiro título para fechar a temporada. O clube terminou a primeira fase na 3ª posição, atrás apenas do líder São Paulo e do São Caetano.

PUBLICIDADE

Na época o campeonato nacional era disputado em melhor de dois jogos. Nas quartas de final o Corinthians superou o Atlético-MG com facilidade (6 x 2 e 2 x 1). Já nas semifinais uma derrota (1 x 0) e vitória no jogo de volta (3 x 2) contra o Fluminense.

A final foi disputada contra o Santos, que só garantiu a 8ª posição na última rodada e acabou eliminando São Paulo e Grêmio.

Já sem Dida (que tinha retornado ao Milan) e Ricardinho (vendido ao São Paulo), a equipe não conseguiu superar o rival, sendo derrotado nos dois jogos (2 x 0 e 3 x 2). Vale lembrar que essa campanha do Santos coroou um Peixe que tinha como destaque Robinho e Diego, então jovens promessas da base.

Destaques da campanha do Corinthians em 2002

Além do já citado “melhor lado esquerdo”, os destaques da temporada foram Dida, Rogério, Fábio Luciano, Vampeta e Deivid. Todos com várias conquistas pelo clube durante suas passagens. Inclusive por conta das atuações pelo Corinthians, Dida, Vampeta e Ricardinho estiveram na campanha que rendeu o título da Copa do Mundo de 2002, com a seleção brasileira comandada por Felipão.

PUBLICIDADE

Importante citar que o próprio Parreira deu a volta por cima na equipe. Tanto que em 2003 ele deixou o clube, para comandar novamente a seleção principal do Brasil.

LEIA MAIS:

Meia Giuliano revela qual jogador do Corinthians em quem se espelha

Giuliano rejeita rótulo de ‘salvador da pátria’: “futebol é coletivo”