O Palmeiras tem sido apontado por torcedores rivais e parte da imprensa esportiva como a ‘terceira força’ do futebol brasileiro na atualidade, ficando atrás de Atlético-MG e Flamengo, que além do Brasileirão e da Libertadores, ainda estão na semifinal da Copa do Brasil – diferente do time Alviverde, que caiu de maneira precoce para o CRB ainda na terceira fase da competição.
A equipe comandada por Abel Ferreira chegou a liderar o Campeonato Brasileiro por algumas rodadas, mas perdeu a primeira colocação para o Atlético-MG, que abriu sete pontos de vantagem. O Verdão ainda viu o Flamengo, que tem três jogos atrasados, encostar ao diminuir a diferença para apenas um ponto. O Palmeiras é o atual vice-líder, com 35 pontos.
Mesmo diante das críticas, o Palmeiras está cumprindo a meta estipula para a temporada. No orçamento de 2021 aprovado pelo Conselho Deliberativo, e divulgado inicialmente pelo blog do jornalista Danilo Lavieri ainda em dezembro do ano passado, a previsão do clube é de terminar o Campeonato Brasileiro pelo menos no G6.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIyeFlTNVRKbCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Para efeito de comparação, o orçamento do Flamengo para a temporada é mais claro e objetivo, e tem como meta terminar o Brasileirão, ao menos, na segunda colocação. No caso do Atlético-MG, a meta esportiva não foi especificada, mas em entrevista ao jornalista Mauro Cezar Pereira, no UOL Esporte, o diretor de futebol da equipe, Rodrigo Caetano, afirmou que o clube tinha que estar na disputa pelo título.
Metas esportivas do Palmeiras para 2021:
— Semifinal do Campeonato Paulista (foi vice-campeão)
— Quartas de final da Copa do Brasil (caiu na 3ª fase)
— Quartas de final da Copa Libertadores (está na semifinal)
— G6 do Campeonato Brasileiro (está na 2ª colocação)
Chance de título:
Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Palmeiras encerrou a 20ª rodada do Brasileirão com apenas 6% de chance de título, enquanto o Atlético-MG lidera a corrida pela taça, com 72%, e o Flamengo aparece com 20%.
Terceira Força:
Em recente participação no programa ‘Esporte em Discussão’, da Rádio Jovem Pan, o jornalista Mauro Beting afirmou que o Palmeiras está atrás de Flamengo e Atlético-MG na briga pelos títulos da temporada.
“Neste momento (dia 1 de setembro), a terceira força é o Palmeiras. Tem condição de passar pelo Galo, de voltar à liderança do Brasileirão e ser campeão… Mas não acho que não ganhará. Até por uma questão de falta do 9. E são dois 9, Hulk e Diego Costa, que conversaram com o Palmeiras. Qualquer um dos dois estaria bom. E agora estão num adversário diretíssimo”, avaliou Beting, que é declaradamente torcedor do Palmeiras.
O comentarista ainda completou cravando que o “Flamengo ganha as Copas (do Brasil e Libertadores) e o Atlético-MG o Brasileirão”.

