O Atlético-MG tem Hulk como principal destaque do clube na temporada, com 17 gols marcados em 38 jogos disputados até o momento. Apesar do bom momento do camisa 7, o Galo se movimenta no mercado para anunciar a contratação de Diego Costa, que está sem clube desde que rescindiu com o Atlético de Madrid, em dezembro, por motivos pessoais. E os dois jogadores têm em comum o fato de que poderiam atuar juntos pelo Palmeiras.
Hulk e Diego Costa já manifestaram diversas vezes o carinho que sentiam pelo o Palmeiras, e até por esse motivo, chegaram a negociar com o Verdão antes de se acertarem com o Atlético-MG, mas as conversas não avançaram pelo mesmo motivo: a política de austeridade financeira adotada pela diretoria Alviverde por causa dos efeitos da pandemia e também por ser o último ano do mandado de Maurício Galiotte.
No caso de Hulk, o interesse pelo jogador era antigo, desde a época que Alexandre Mattos era diretor de futebol do clube. Em fevereiro de 2020, o atacante chegou a marcar presença em uma partida do Verdão no Allianz Parque, aumentando ainda mais as especulações de uma possível contratação.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ4Y0hLaGd0QSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em novembro, quando Hulk anunciou que não iria permanecer no futebol chinês, as conversas com o Palmeiras começaram por intermédio de João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Verdão e amigo pessoal do atacante. A negociação acabou quando o clube se recusou a bancar o salário de aproximadamente R$ 1,5 milhão ao mês pedido pelo jogador. A diretoria Alviverde chegou a fazer uma contraproposta, mas a oferta foi rejeitada pelo estafe do atacante.
Hulk chegou a comentar as negociações com o Palmeiras e explicou o motivo de não ter fechado com o clube. “A gente teve conversas sim, com eles (Palmeiras) e com outros clubes também do Brasil, mas proposta oficial não veio. Teve muita sondagem, inclusive pediram muito para eu esperar. Acho que até a Libertadores, mas aí eu já tinha conversas muito avançadas com o Atlético também e eu aceitei. Estou muito feliz aqui”, disse o jogador em entrevista ao programa ‘Arena SBT’, em maio.
Sem sucesso com Hulk, quem poderia ter reforçado o elenco comandado por Abel Ferreira era Diego Costa, que já revelou ser torcedor de infância do Palmeiras. E foi ao Verdão que o atacante foi oferecido quando se desligou do Atlético de Madrid. A diretoria Alviverde buscou mais informações sobre valores que o jogador queria para ser contratado, mas ao tomar conhecimento das cifras, entendeu se tratar de algo fora da realidade financeira e do perfil adotado nos últimos anos – assim como aconteceu com Hulk.
Em fevereiro, alguns jornais europeus chegaram a cravar a contratação de Diego Costa pelo Palmeiras, mas a diretoria sempre reforçou que, apesar das conversas, a negociação não havia evoluído. Segundo o UOL Esporte, a suspeita de algumas pessoas do clube era de que os empresários do jogador estavam usando a especulação no Alviverde para pressionar outros possíveis interessados da Europa, até porque a prioridade do atacante era permanecer no Velho Continente.
No Atlético-MG, Diego Costa terá um contrato muito similar justamente ao de Hulk, com salário superando a casa de R$ 1 milhão ao mês.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJTRllUNGJlbyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O Palmeiras chegou a buscar reforços para o setor ofensivo no início da temporada, e depois das negociações frustradas com Hulk e Diego Costa, tentou nomes como Santos Borré, ex-River Plate, e Castellanos, do New York City, mas também sem sucesso. Sem contratações, diretoria bancou os retornos de Deyverson e Dudu, que estavam emprestados. Recentemente, o clube chegou a fazer uma proposta por Kaio Jorge, ex-Santos e que fechou com a Juventus, e sondou a situação de Léo Baptistão, que estava na China e negocia com o Internacional.