Home Futebol Eleição em conselho do São Paulo não teve irregularidades, aponta perícia

Eleição em conselho do São Paulo não teve irregularidades, aponta perícia

Investigação foi feita com base em denúncia de sócios do Tricolor acusando problema em contagem de votos

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Uma investigação judicial em relação às eleições para o Conselho do São Paulo agitou o ambiente do clube nos últimos meses. O resultado de tal inquérito rendeu perícia que acabou não achando irregularidades no pleito, de acordo com o GE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A investigação havia sido pedida por um grupo de sócios do Tricolor. Estes, parte do grupo ‘Resgate Tricolor’, do qual também faz parte Roberto Natel, ex-candidato à presidência são-paulina, e acusavam erros na contagem de votos da eleição que indicou 100 novos conselheiros para o clube, realizada ao final de novembro de 2020.

Uma ação na Justiça feita pelos sócios foi acatada parcialmente em decisão da juíza Mônica Lima Pereira, da 3ª Vara Cível do Foro do Butantã. Na decisão, foi determinada a perícia nos registros e nas urnas para verificar se houve alguma irregularidade na contagem de votos, além de preservação dos documentos da assembleia que elegeu os conselheiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJXcUZpR05iTyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Foram 20 urnas periciadas, além de 2.495 cédulas contendo 38.730 votos válidos e as 2.495 assinaturas em 141 páginas do livro de presença de tal reunião. A investigação, no entanto, não achou irregularidades e confirmou que os números batiam com as porcentagens conseguidas pelas chapas presentes.

Agora, o parecer sobre a eleição para o Conselho do São Paulo deverá ainda ser emitido pela magistrada, depois da analisados os documentos da perícia (de 33 páginas). A não descoberta de irregularidades pode não dar margem a uma tentativa de se anular o pleito.

PUBLICIDADE

Em novembro de 2020, a eleição que indicou os novos conselheiros do Tricolor deu maioria para a chapa de Júlio Casares, atual presidente do clube, que elegeu 74 conselheiros contra 26 da chapa opositora, encabeçada por Natel.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Campeão do mundo faz revelação sobre mercado da bola quando era profissional e detona: “era escravizado”

Alianza Lima monta “força-tarefa” para contar com Paolo Guerrero em 2022; veja detalhes da oferta

Série B, decisão no Brasileirão Sub-20, Premier League e mais: veja a agenda com os jogos de hoje

PUBLICIDADE

Ranking aponta folhas mais altas do futebol brasileiro; veja qual clube gasta mais e os salários dos principais jogadores

São Paulo: Saiba quais são os confrontos da equipe no Brasileirão até o fim do campeonato

Diego no São Paulo? Representante do meia do Flamengo se posiciona

Denílson cita “nhaca” na Seleção e se compara apenas com 5 jogadores do Brasileirão

PUBLICIDADE

Presidente do São Paulo responde se Pablo abriu mão de quantia milionária

Better Collective