Home Esportes Olímpicos Final do Mundial de Skate Street: veja quais brasileiros são candidatos ao título

Final do Mundial de Skate Street: veja quais brasileiros são candidatos ao título

Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Leticia Bufoni, Felipe Gustavo e Kelvin Hoefler são nomes que podem ficar com o título mundial no domingo (14)

Carlos Alberto Jr
Colaborador do Torcedores.com.

Em 2021 o skate se tornou um dos esportes que mais ganhou popularidade após os Jogos Olímpicos de Tóquio, transformando atletas em ídolos nacionais e trazendo novos adeptos às pistas, além espectadores para os principais campeonatos. Neste fim de semana acontece o Super Crown World Championship, da Street League Skateboarding (SLS), também conhecida como a final do Mundial de Skate Street.

PUBLICIDADE

Assim como nas Olimpíadas e nas duas últimas etapas da SLS, os brasileiros estão fortes na competição, tanto no feminino quanto no masculino. Entre os principais postulantes ao título mundial temos o medalhista olímpico Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Lucas Rabelo no masculino. Um dos queridinhos dos que acompanham a SLS há mais tempo, Luan de Oliveira, também corre por fora.

Já no feminino, temos a atual campeã do Super Crown e nº 1 do Ranking Mundial, Pâmela Rosa, como uma das principais favoritas. Quem também pede passagem é o fenômeno Rayssa Leal, medalhista olímpica e campeã das duas etapas da SLS até então disputadas neste ano. Não podemos descartar Leticia Bufoni, campeã mundial de 2015 e maior vencedora da história do X-

PUBLICIDADE

Quem são as principais concorrentes das brasileiras?

No skate street, o Brasil vive o melhor momento no feminino, com 3 entre as 5 melhores do mundo e com manobras pouco reproduzidas entre as mulheres. Se formos pensar em momento, não dá pra pensar em outra candidata senão a Rayssa Leal, que, aos 14 anos, está em franca evolução e ganhando “casca” nas competições desde 2019, ano que ganhou a primeira etapa da SLS, quando tinha 11 anos.

Mas se Rayssa é um prodígio, no Japão há duas competidoras fortíssimas: Funa Nakayama e Momiji Nishiya. A primeira foi a pedra no sapato de Leal na etapa da SLS, disputada em Salt Lake e medalhista de bronze em Tóquio. Já a segunda, ficou na 2ª colocação da SLS de Lake Havasu e é a atual campeã olímpica do skate street, com apenas 13 anos.

Quem são os principais concorrentes dos brasileiros?

No masculino a disputa é muito mais aberta e os brasileirão, embora bons competidores, entrarão na competições como “azarões”. Isso porque, o maior vencedor da história da SLS, Nyjah Huston esqueceu o vexame das olimpíadas, vencendo com folga a etapa de Lake Havasu da SLS e ficando em 2º lugar na etapa de Salt Lake, com uma diferença pequena de décimos para Gustavo Ribeiro, que ficou com o título.

Além de Nyjah e Gustavo Ribeiro, vencedores das duas etapas desse ano, os americanos Jagger Eaton e Dashawn Jordan estão fortes nas disputas de todos os campeonatos de 2021.

PUBLICIDADE

Entre os brasileiros, estamos acompanhando o amadurecimento em competição de Felipe Gustavo, que ficou na 3ª colocação da última etapa da SLS e está sendo cada vez mais constante nas competições. Em seu primeiro ano disputando a SLS, Lucas Rabelo, de 22 anos, vem surpreendendo e quem sabe no Super Crown ele consiga um pódio.

A última etapa da SLS deste ano acontece em Jacksonville, na Flórida. No Brasil, as transmissões, tanto das semi, como finais, vão acontecer nos canais SporTV. No sábado, a partir das 12h30 e no domingo, a partir das 14h.

Classificados

Para o Super Crown os quatro maiores pontuadores das etapas já estão classificados automaticamente para a final. Sendo assim, Nyjah Huston, Felipe Gustavo, Alex Midler e Gustavo Ribeiro já estão classificados no masculino. Carlos Ribeiro, Lucas Rabelo, Filipe Mota, Luan de Oliveira, Kelvin Hoefler e Tiago Lemos são os outros brasileiros brigando por 4 vagas para a final.

No feminino Rayssa Leal é a única brasileira já garantida na final, seguida pelas japonesas Funa Nakayama e Momiji Nishiya, e pela holandesa Ross Zwetsloot. Pâmela Rosa, Leticia Bufoni e Marina Gabriela são as outras brasileiras que brigar por uma vaga na final. Vale lembrar que Gabi Mazetto, que até então estava apta para competir a final, ficou de fora por ser barrada antes de embarcar para a SLS por não cumprir as exigências atualizadas nessa semana; estrangeiros só podem entrar no país depois de 14 dias da segunda dose do imunizante.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SLS

O formato do campeonato funciona da seguinte forma: o/a skatista começa com uma volta de 45 segundos em que precisa explorar toda a pista e seus obstáculos. Na sequência, quatro manobras são apresentadas e as três melhores notas são somadas para a classificação final.

Após todas as competidores encerrarem as manobras individuais, os/as quatro melhores têm o direito de mais duas chances para melhorar a nota geral, para então formar o pódio.

LEIA TAMBÉM

Com Kelvin Hoefler fora, Brasil tem dois na final do Mundial de Skate Street

Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazzeto vão à final do Mundial de Skate Street

PUBLICIDADE

Xbox Game Pass terá Dragon Ball FighterZ, Age of Empires 4 e mais 9 jogos em outubro