O Mundial de Clubes da Fifa será disputado em fevereiro de 2022, mas a competição mesmo antes de começar, pode gerar um problema para a máxima entidade do futebol. Tudo por causa de uma recomendação feita em relação a outro torneio, a Copa Africana de Nações (CAN).
Segundo o blog de Marcel Rizzo, do Uol Esporte, a Fifa fez uma recomendação para a Confederação Africana de Futebol (CAF) altere a data da abertura de seu torneio de seleções do dia 9 de janeiro para o dia 3. Tudo para que as datas do torneio não conflitem com as da competição de clubes. O pedido foi feito com base em reclamação do Al Ahly. A equipe do Egito e campeã africana terá vários desfalques gerados por causa da CAN (ao todo, nove jogadores).
Como o Al Ahly estreando no Mundial no dia 5 de fevereiro, diante do Monterrey (o vencedor enfrenta o Palmeiras na semifinal) e a final da Copa Africana será no dia seguinte a estreia dos egípcios. Com isso, o pedido da Fifa para antecipar a realização do torneio, que acabaria terminando ainda em janeiro. Mas, se isto for decidido, a briga será com a Premier League e outros clubes da Europa.
[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJoM25jb3p1aCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A possível discussão entre os times ingleses e Fifa poderia ser que a antecipação da realização da CAN atrapalharia os planos das equipes para uso dos atletas antes de liberá-los para a competição continental. Um dos casos envolve justamente o representante europeu no Mundial de Clubes, o Chelsea.
Em 2 de janeiro, Chelsea e Liverpool se enfrentam em clássico importante na briga pela liderança da liga. Os dois times tem jogadores que devem jogar a Copa Africana (Mendy e Ziyech pelos Blues e Mané, Keita e Salah pelos Reds) e, caso a data de abertura seja antecipada, podem ficar sem este atletas para o referido duelo. Com a abertura mantida para o dia 9, os dois times poderiam liberar seu atletas depois da realização do clássico.
A antecipação da data de abertura da CAN será definida em breve pela CAF, e esta poderá iniciar mais um round da briga entre clubes e a Fifa quanto ao calendário da entidade.
LEIA TAMBÉM
Brasileirão: Veja quantos times do Nordeste vão disputar as divisões nacionais em 2022
Otamendi é agredido em assalto na própria casa após jogo do Benfica
7 jogadores sem espaço no Palmeiras que seriam bons reforços em outros clubes em 2022
Universidad Católica ‘fura’ anúncio do Palmeiras e confirma transferência de Huerta
Palmeiras toma atitude para rescindir contrato de Luiz Adriano
Cabem no seu time? 7 atacantes que podem assinar contrato em 2022
Brasileirão ironiza Champions League após problemas técnicos no sorteio

